playlist Music

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

TERRY JENNINGS - PIECE FOR CELLO AND SAXOPHONE (1960)

A presença fantasmagórica de Terry Jennings corre silenciosamente por toda a parte desde o início da história do minimalismo, um nome sussurrado anteriormente apenas como um punhado de bootlegs e colaborações para seu crédito. “Piece for Cello and Saxophone” corrige, finalmente, como o primeiro documento adequado de Jennings como um compositor, uma partitura ressuscitada como monumental no desenvolvimento do minimalismo como em “The Well-Tuned Piano” de La Monte Young ou “In C” de Terry Riley. É um trabalho para ser experimentado em 90 minutos de tons sustentados em um coro glacial, passando entre sombras de luzes e escuridão, harmonia e dissonância, paz e intranquilidade. É música que expande o tempo antes de se dissolver inteiramente, enquanto o chão cai para deixar você   suspender o vácuo.

Jennings desenvolveu este estilo composicional entre o post-Cage, pré-Fluxus NYC avant-garde, primeira estreia no loft de Yoko Ono no início dos anos de 1960. Este foi também o tempo no qual ele estava explorando improvisações e zumbidos amplificados ao lado de Young, Marian Zazeela, Tony Conrad e John Cale como um membro principal da mítica banda Theatre of Eternal Music. Trabalhando com diferentes colaboradores através dos anos 60 e  70, a influência reverberada de Jennings ao longo dos dias iniciais da Velvet Underground, e de compositores como Cornelius Cardew, Charlemagne Palestine e mesmo o ambiente do maestro Harold Budd, que estudou com ele por um tempo.

A despeito do falecimento de Jennings em 1981, “Piece for Cello and Saxophone” permanece próximo à fonte. Gravado em 2016, a peça foi arranjada apenas pela entonação de La Monte Young e interpretada com reflexiva restrição e precisão pelo cellista Charles Curtis, um antigo estudante de Young. Embora nenhum saxofone esteja presente na gravação, o título de Jennings implica uma ausência, algo ausente ou inédito, um som fantasma deixou para os ouvintes o divino por eles mesmos e o sonho de sempre após o fato. Talvez, isto seja onde Jennings pode ainda ser ouvido melhor. Este é sonho de música da mais alta ordem.

Faixas

1.Piece for Cello and Saxophone 01:24:38

2.Piece for Cello and Saxophone (excerto) 13:33

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 ½ estrelas.

Fonte : j annis (Aquarium Drunkard)

 

Nenhum comentário: