playlist Music

terça-feira, 26 de setembro de 2023

RASMUSSEN, FLAHERTY, ROWDEN, CORSANO - CRYING IN SPACE (Relative Pitch Records)

A questão a ser respondida durante esta performance ao vivo era, "Haverá bastante espaço para todas as vozes dos músicos serem ouvidas?". Gravado no Firehouse 12, em Junho de 2019, esta nova banda é uma adaptação de vários duos e trios familiares. O saxofonista Paul Flaherty e o baterista Chris Corsano atuaram e gravaram juntos desde o final dos anos 90, lançando free jazz de alta octanagem. O mesmo pode ser dito do trabalho em duo do baterista com o saxofonista dinamarquês Mette Rasmussen. Os dois lançamentos deles “ All The Ghosts At Once (Relative Pitch, 2015)” e “A View Of The Moon (From The Sun) (Clean Feed, 2018)” são excelentes exemplos de cooperação solidária. Foi uma evolução natural para Corsano convidar os dois saxofonistas para gravar como trio e “Star-Spangled Voltage (Hot Cars Warp Records, 2015)” foi o resultado.

Com “Crying In Space”, o trio passa a ser um quarteto, com a adição de Zach Rowden, o primeiro amor do baixista foi punk, antes dele desenvolver um sabor para a improvisação free, folk, zumbido e barulho, tudo o que o torna um excelente ajuste com Rasmussen, Flaherty e Corsano. O ponto de contato aqui são as concepções de Albert Ayler sobre o free jazz. A abertura de mais de 20 minutos, "The Hesitant Nature of Doubt (Shadow Chase)", inicia com um triste lamento. Os dois saxofonistas enrolam seus sons arredondando um ao outro conforme o trabalho de Rowden trabalha o arco no baixo e Corsano mantém uma pulsação inquieta. A conflagração finalmente se acalma quando os quatro aliviam o acelerador e os instrumentos individuais vem à frente. Proclamações como Ayler ressoam e a maquinaria reinicia sua produção de energia do jazz apenas para mudar de direção quando a peça termina com duos tranquilos entre Rasmussen e Flaherty, seguido por Rowden e Corsano.

Rasmussen inicia "What to Expect When Faking Your Own Death" com seu solo de saxofone cuspindo tons divididos, que, eventualmente, convida os outros para unir-se ao trabalho e seus sons vêm a ser a hidromassagem de energia agitada. A chave aqui é o balanço do quarteto com essa energia através do jogo de apoio. Eles misturam a estridência com a suavidade, e mesmo a estridência mantem a sutileza. O destaque da performance pode ser o breve "Industrial Sabotage Friday NT: Sexta-feira de Sabotagem Industrial " com melodias de hino que inspirou Ayler, que espalha e embeleza o grande efeito.

Faixas: The Hesitant Nature of Doubt (Shadow Chase); What to Expect When Faking Your Own Death; Industrial Sabotage Friday.

Músicos: Mette Rasmussen: saxofone alto, objetos; Paul Flaherty: saxofone tenor e alto; Zachary Rowden: baixo acústico; Chris Corsano: bateria.

Fonte: Mark Corroto (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: