playlist Music

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

STEVE KNIGHT – PERSISTENCE

Outro lançamento de trio liderado por guitarra, do nascido no Kansas e residente em Chicago, Steve Knight, que também compõe o estilo de um destes modelos, George Benson (Knight compôs sete dos doze números do álbum, incluindo duas versões de "Sharps Disposal"). Apesar do título da gravação refere-se em parte aos dezoito meses tomados por Knight para compor a música "Persistence", que poderia bem significar como dificuldade para os músicos de jazz para fazer os dias existentes respeitáveis ou encontrar um selo para gravação inclinado a endossar seus empreendimentos.

Knight declara que ele está mais sensibilizado com a habilidade de Benson para criar sua música "acessível a audiência em geral". “Persistence” é certamente acessível, conforme Knight assume o reino da melodia e o eleva na maior parte de uma sessão de cinquenta e quatro minutos. Seus colegas de grupo, o baixista Justin Peterson e o baterista Stite, têm amplo destaque, não menos que indispensável. Este é, depois de tudo, um trio, e Knight apoia-se pesadamente no suporte de Peterson e Stitely. Eles estão lá, quando ele necessita, e sola com segurança quando convocado para um passo adiante.

As composições de Knight são prazerosas o bastante (seis dos primeiros números do álbum são dele) sem se elevar para além daquele nível. Quando tocando, seu estilo é tecnicamente proficiente—conforme alguém poderia esperar algo de outrem, que iniciou tocando guitarra aos doze anos—com flashes de Benson competindo com acompanhamentos improvisados de Wes Montgomery, Grant Green e Jim Hall, dentre outros. Embora, Knight tenha alguns desenhos artísticos de sua própria lavra, é difícil escolher as profundas homenagens dos seus mentores.

Ao lado das composições de Knight e outra de Peterson ("Art's Rant"), há reinterpretações de "Cisco" de Pat Martino, "Mary Jane's Last Dance" de Tom Petty e "Change the World, primeiramente interpretada por Wynonna Judd e que depois foi um sucesso pop com Eric Clapton e a cantora de R&B, Babyface. Cada um delas evidencia a mesma atraente diversão dos temas de Knight, mesmo temperados por raros desafios. Por outro lado, a principal influência de Knight, George Benson, tem muitos fãs devotados, e que são encantados com esta música, deverão ficar, similarmente, enamorados pelo trio de Knight e o seu álbum “Persistence”.

Faixas: Suspects; Cisco; Real Type Thing; Sharps Disposal; Persistence; Chop Chop; Just Add Meaning; Mary Janes' Last Dance; Art's Rant; Workshop; Change the World; Sharps Disposal (tomada alternativa).

Músicos: Steve Knight: guitarra; Justin Peterson: baixo; Jeff Stitley: bateria.

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: