playlist Music

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

TARU ALEXANDER - ECHOES OF MASTERS (Sunnyside)

O baterista Taru Alexander celebra a música de seu pai, o falecido saxofonista Roland Alexander, com um esplêndido quarteto que efetua o som moderno e verdadeiro post-bop dos anos 60. O saxofonista Antoine Roney e o pianista James Hurt estão no topo dos seus jogos, enquanto o baixista Rashaan Carter atua com o líder, cuja bateria saltitante é conduzida com acentos envolventes majoritariamente nas faixas animadas e em trabalhos que liga todos.

O toque de Hurt — mesmo nas suas passagens de notas simples com a mão direita habilmente articulada — é naturalmente percussivo. Sua conexão com Alexander é mais claramente demonstrada em “Kojo Time”, uma canção que seu pai escreveu para o filho, nascido enquanto ele estava em uma excursão pela Europa. O som do tenor de Roney é estimulantemente vigoroso. Suas improvisações giram e movimentam os temas como se ele estivesse lutando com eles, mas sempre no controle. A linha inferior de Carter salta e lateja. Os esquemas de Alexander através de seus apetrechos exibem uma variedade criativa, tanto quanto mãos e pés rápidos.

Do material: A superior “Change Up” de Alexander tem um tema ascendente, e “Kojo” uma reviravolta satisfatória. “I Mean You”, creditada a Thelonious Monk e Coleman Hawkins, é a ocasião de uma leitura brilhante com a vocalista Hanka G. O sorriso em sua voz compensa alguma má interpretação.

Este álbum é de uma audição divertida com a banda reunida em seu envolvimento e celebração do jazz que é sem tempo, capaz de gerar novas ideias e performances excitantes, independentemente de ter quase 60 anos de idade.

Faixas: Change Up; I Mean You; Deception; Kojo Time; Peresina; Pinocchio. (35:41)

Músicos: Taru Alexander, bateria; Antoine Roney, saxofone tenor; James Hurt, piano; Rashaan Carter, baixo; Hanka G, vocal (2).

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte:  Howard Mandel (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: