playlist Music

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

ARBENZ X VISTEL / MOUTIN - CONVERSATION #4 (VULCANIZED) [Florian Arbenz Hammer Recordings]

Impelido pela pandemia, o baterista e percussionista Florian Arbenz documentou 12 Conversations com músicos convidados em seu estúdio de gravação em Basel, Suíça. “Conversation #1: Condensed” consistiu em um trio com o guitarrista brasileiro Nelson Veras e o trompetista estadunidense Hermon Mehari. Conversation #2 & #3 reuniu Arbenz com o vibrafonista britânico Jim Hart e o baixista suiço Heiri Känzig. Aqui nós temos o baterista  emparelhando com o baixista francês Francois Moutin e o saxofonista cubano Maikel Vistel, que colabora com o baterista no sexteto “Convergence”.

Havia um problema linguístico? Absolutamente não. O trio fala a linguagem de Thelonious Monk com "Bemsha Swing" e "Hackensack", Bill Evans com "Waltz For Debby", Joe Zawinul em "Scarlet Woman" e Eddie Harris com "Freedom Jazz Dance". Para além disso, os ouvintes não precisarão do Google para traduzir, embora a linguagem seja falada com um sotaque. Arbenz inicia "Bemsha Swing" em balanço funkeado, em Nevertheless, o trio permanece fidedigno à linguagem de Monk. Moutin e Vistel deixam cair os solos disciplinados aqui e em todo o lado. Como o anterior “Conversations”, as faixas são majoritariamente breves com solos compactos e performances precisas. O trio toma "Hackensack" a um ritmo vertiginoso, os dedos leves de Moutin voam sobre suas cordas seguidas pelos pratos de Arbenz. Este é o domínio de Vistel. Ele pode apressar e soar como uma descontração, que atestam seus imensos talentos. A "Scarlett Woman" originária do “Mysterious Traveller (Columbia, 1974)” do Weather Report e do “8:30 (Columbia, 1979)” é dado o devido respeito. Vistel exercita um habilidoso soprano inspirado em Wayne Shorter, e o baixo de Moutin age como narrador com Arbenz preenchendo os detalhes. O trio convence com uma dança suave com "Waltz For Debby", onde Moutin outra vez brilha com seu ataque expressivo.

Com eles dizem nos avisos, "espere, há mais". Moutin compôs uma faixa e Vistel duas. O trio passeia através dessas com a mesma autoridade. Com uma escuta atenta, este trio poderia ser levado para ser uma unidade de trabalho de longa duração, e talvez isto seja o último elogio dado a esta sessão de “Conversation #4”.

Faixas: Bemsha Swing; Pandemia; Freedom Jazz Dance; A Soothing Thrill; Hackensack; Scarlet Woman; Closer; Waltz For Debby.

Músicos: Florian Arbenz: bateria; Maikel Vistel: saxofone alto; Francois Moutin: baixo.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=RgWoPfXvHfg

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 ½ estrelas.

Fonte: Mark Corroto (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: