playlist Music

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

ESBJORN SVENSSON - HOME.S.(ACT Music)

Em 2022, faz mais de uma década desde que o influente pianista/compositor sueco, Esbjorn Svensson, faleceu. A medida do seu impacto pode ser calculada no andamento das comparações prometedoras de trios de piano com o inovador Esbjorn Svensson Trio. Várias semanas depois da inesperada morte de Svensson, sua esposa Eva ouviu peças de uma gravação de piano solo na casa deles. Ela copiou seus arquivos para a posteridade, mas não retornaria para estas gravações por mais de dez anos. Ela se reuniu com o engenheiro de som do e.s.t. , Åke Linton, e o resultado do produto é HOME.S.

Svensson, raramente, foi ouvido sem o acompanhamento do baixista Dan Berglund e do baterista Magnus Ostrom e, neste, o temperamento de HOME.S. não é apenas mais caloroso, mas, em retrospecto, emocionante. Eva Svensson intitulou as faixas do álbum a partir de letras do alfabeto grego, em reconhecimento do interesse do seu marido em influências históricas e míticas de grande amplitude. "Alpha", "Beta" e "Gamma" são melancólicas, mas sempre com algum elemento cerebral que atrai os ouvidos. Nas nove composições, há planos para o que poderia ter sido o mais desafiador projeto do e.s.t. em “Leucocyte (ACT, 2008)”. "Delta" e "Theta", em particular têm intensidade turbulenta e energia influenciada pelo rock, que estaria em casa no repertório do trio.

Na maior parte, HOME.S. é uma oferta que afeta os fãs do trio de Esbjörn Svensson, algo que sua esposa descreve como "recebendo uma mensagem contrabandeada através da fronteira". É, também, uma perspectiva diferente do habilidoso compositor/pianista, com todas as demais coisas arrancadas. HOME.S. é apenas uma gravação completa de um projeto solo de Esbjorn Svensson, embora não represente a única gravação solo do pianista. Svensson contribuiu com quatro faixas para “Solo Flights (Fairground, 1997)”. Este lançamento sueco também apresentou o pianista em cinco faixas em duo. HOME.S. nem é um item para colecionador nem uma novidade. É excepcionalmente inspirador, e uma relevante coletânea sob qualquer ponto de vista.

Faixas: Alpha; Beta; Gamma; Delta; Epsilon; Zeta; Eta; Theta; Iota.

Este disco foi considerado, pela DownBeat, como um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: Karl Ackermann (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: