playlist Music

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

ILHAN ERSAHIN/DAVE HARRINGTON/KENNY WOLLESEN – INVITE YOUR EYE (Nublu Records)

Ilhan Ersahin, Dave Harrington e Kenny Wollesen tomam inspiração a partir de um, inegavelmente, marco cultural do cool em seu novo projeto “Invite Your Eye”. O filme de Robert Altman, de 1973, “The Long Goodbye (No Brasil, “O Perigoso Adeus)” estrelado por Elliott Gould como Philip Marlowe, um detetive rondando as ruas de Los Angeles, sai habilmente de um problema depois de outro, enquanto se mantém um passo à frente de um elenco rotativo de personagens com uma série de agendas. Marlowe afirma que tudo o que ele quer é “50 dólares por dia e despesas”, mas a trama encorpa, e ele recebe muito mais investimento do que isso.

A trilha sonora original do filme feita pelo venerado compositor de Hollywood, John Williams, apresentou 10 diferentes versões da canção título — um truque comum da época — interpretado como um vocal pop , um tango, mariachi, uma peça de cítara, uma canção de piano bar, um número do bebop, fusion, música de elevador e uma rotina de cantor de salão.

Wollesen (que trabalhou com Tom Waits, John Zorn e Norah Jones) na bateria, Harrington (do duo eletrônico Darkside) na guitarra, baixo e eletrônica, e Ersahin (que é também um compositor e proprietário de um clube-gravadora) no saxofone roda em duas versões próprias de “The Long Goodbye”, interpretando a canção no início meditativa e abstrata, então um pouco mais ambientada e tingida eletronicamente.

“Invite Your Eye” é a que mais pede emprestado ao espírito de The Long Goodbye. O filme é propositalmente sombrio, literalmente como uma grande ação que ocorre durante a noite. A música, aqui, se ajusta com a abertura, “And It Happens Every Day”, com seu sax lento e reflexivo, evoca uma vida de propósitos nas ruas.

Noutro ponto do projeto, Ersahin, Harrington e Wollesen cozinham um pouco, como em “Wreck The Study”, onde uma guitarra deslizante funciona com uma mudança convincente antes da coisa completa, aleatoriamente, e cai por terra antes de retomar a um ritmo mais atencioso. Seus nove minutos queima lento em “Dusty Village”, entretanto, é um animal completamente diferente.

Este projeto começou em uma jam session de fim de noite entre os três instrumentos em uma noite de verão de 2019 em um estúdio no Brooklyn, longe do cenário californiano do filme. Harrington então tomam estas gravações em seu novo estúdio em Los Angeles e as reconstruiram, com os três adicionando duplicações e criando composições baseados em estúdio em improvisações em bruto. Harrison disse que ao final resulta é uma pintura da “imaginária Los Angeles da mente em que eu tento viver: um lugar onde o psicodelismo pode ser inspirador e sinistro, e onde a possibilidade e realidade estão em constante competição e conversação”.

Faixas

1.And It Happens Everyday 07:30

2.Dusty Village 08:51

3.Even as You Smile 03:06

4.Invite Your Eye 05:00

5.The Long Goodbye (Part 1) 03:40

6.What all the Books Say 05:58

7.Wreck the Study 03:28

8.The Long Goodbye (Part 2) 02:44

 Músicos: ILHAN ERSAHIN: saxophone, Wurlitzer electric piano, Juno 106, piano; DAVE HARRINGTON: guitarra, eletrônica baixo, órgão, moog, mellotron, congas, percussão, sampler; KENNY WOLLESEN: bateria, percussão, vibrafone.

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: Daniel Margolis (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: