playlist Music

terça-feira, 24 de outubro de 2023

JD ALLEN - AMERICANA VOL. 2 (Savant Records)

O saxofonista/compositor JD Allen tem sido aclamado como um dos músicos mais criativos do nosso tempo. Seu trabalho é variado e resultou em diversos álbuns poderosos, mas ele encontrou uma voz particular nas raízes estadunidenses nos toques do blues e de canções folk com um toque único. O álbum “Americana veio em 2016 e foi seguido pelo “Americana vol. 2”, um testamento sonoro que reflete a situação dos meeiros negros do sul e seus primeiros êxodos no meado dos anos 1900 para o Norte e Meio-Oeste.

Esta ideia estrutura o álbum inteiro, que apresenta associados de longa data como o baixista Gregg August e o baterista Rudy Royston, tanto quanto um novo parceiro: Charlie Hunter na guitarra. Tocando em oito das 11 faixas, este último se mostra plenamente equipado para unir-se ao trio, o que vem a ser evidente desde o início. “Up South” alude a Detroit, Michigan, intensificado nossa imaginação com vastas plantações e escassez dedicadas a fazendas em operação. Aqui, Auggust estabelece um ciclo de doze batidas no baixo, substrato que sustenta a guitarra intensa e o toque tórrido do saxofone.

“The Battle of Blair Mountain” sonoramente retrata a revolta trabalhista e resistência armada, em 1921, na West Virginia, soando meio heroico e meio triste nos procedimentos. As vibrações trêmulas da guitarra de Hunter realizam exercícios harmonicamente expansivos, e seu humor aproxima a canção tradicional, “This World is a Mean World”, onde Allen demonstra dominar a linguagem profundamente. Esta última peça contrapõe-se à doce balada “You Don’t Know Me”, uma música country tornou-se um standard com Ray Charles em 1962, que não cai fora do escopo da gravação. O triplo sentimento do tempo de “The Werk Song” também contrasta com a animada em 4/4 de “Hammer and Hoe”, uma peça que, inspirada pelo livro do historiador Robin Kelley de mesmo nome, descreve a luta dos fazendeiros negros com abrasão sonora para nos fazer suar.

Três peças estão despojadas do formato de trio, permitindo alguma tensão quebrar sob as superfícies aparentemente idílicas. Elas são: “Jackie and Johnny”, notavelmente apresentada com um sentimento abstrato e postura desligada; “Mickey and Mallory”, um trabalho comunicativo com um forte trabalho de pedal no baixo e cintilante trabalho de escovinhas de Royston e “A Mouthful of Forevers”, que apresenta o arco no baixo em cogitação taciturna com o sax e bateria.

Este é outro trabalho brilhantemente reunido por Allen, que demonstra seu comando sobre o saxofone e o gênero proposto com lucidez articulada.

Faixas

1 Up South 6:30

2 This World Is A Mean World 5:45

3 The Werk Song 4:47

4 Hammer And Hoe 4:21

5 You Don't Know Me 5:05

6 Jackie And Johnny 3:24

7 Mickey And Mallory 3:28

8 A Mouthful Of Forevers 3:35

9 The Battle Of Blair Mountain  3:47

10 Irene (Mother) 3:31

11 Down South 3:51

Músicos - JD Allen: saxofone tenor; Charlie Hunter: guitarra; Gregg August: baixo; Rudy Royston: bateria.

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: JazzTrail

 

 

Nenhum comentário: