playlist Music

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

JEB BISHOP, PANDELIS KARAYORGIS, DAMON SMITH – DUALS (Driff Records)

A resposta do perigo é " três elevado a 2". Se você zumbe rápido o bastante com "o que é o álbum Duals?”. Você seria corrigido. Os três músicos, o trombonista Jeb Bishop, o baixista Damon Smith e o pianista Pandelis Karayorgis gravaram 33 duos em Boston entre o outono de 2021 e o verão de 2022. Enquanto nós prometemos que não haveria matemática, a equação três elevado a 2, atualmente, iguala três discos separados cada um com combinações em duo de trombone-baixo, piano-baixo e piano-trombone.

O disco Um apresenta a colaboração entre o trombone de Bishop e o baixo de Smith. O par gravou juntos em improvisação free para quarteto com o cornetista Dan Clucas e o baterista Matt Crane, mais JeJaWeDa, outro quarteto com o baterista Weasel Walter e o vocalista Jaap Blonk. Aqui eles apresentam nove faixas improvisadas. A música abrange do rouquenho à   eufonia. Os músicos têm as habilidades para instigar a turbulência ou se apresentar em voz baixa. Juntos eles encontram um balanço com Bishop estourando e rosnando em "Blecher", enquanto Smith aplica objetos às suas cordas. Um trombone surdinado em "Pestalozzi" desenha as explorações dobradas de Smith de variados arremessos e estrondos. Mais objetos são espancados em "School Device" conforme Smith controla sua entonação, gerando o baixo e Bishop traduz seu dialeto blueseiro em seu trombone.

A transição para dueto de piano e baixo é também uma mudança de estilo. Smith é um membro da Pandelis Karayorgis Trio e também do Double Trio. A música improvisada do disco Um dá lugar a doze faixas compostas divididas entre Smith e Karayorgis. Composições dão lugar a doze faixas divididas entre "Pennant" ou perseguem-se aleatoriamente pelas encostas escorregadias de "Whistles", onde suas entropias encontram sua própria ordenação. As composições de Karayorgis são condimentadas com sua predileção pela música de Thelonious Monk e composições de pontos de Smith através do caos. Contudo, seu turbilhão deve ser classificado como uma câmara de turbulência da mais fina espécie.

Finalmente, o duo entre Bishop e Karayorgis é uma mistura de peças compostas e improvisadas. Os músicos são membros de The Whammies, uma banda dedicada à música de Steve Lacy e também da orquestra Bathysphere. A familiaridade com a abordagem de cada um está completamente aparente nas doze faixas. As peças compostas são excelentes. Muito como música de câmara "Three", "Never Ending" e a belamente sóbria "Ice" encontram o par atuando em uníssono simpático. Bishop tem a capacidade para transformar seu trombone em um instrumento mais suave, quando ele é requerido a acompanhar as entonações abafadas de Karayorgis. O abafamento é seguido pela forte mão esquerda do pianista e o balido das teclas em "Roll PK" ou a redundância. Como uma máquina em "Razorlip".

Faixas: CD1: Caltrop; Parsnip; Protocol; Photo Op; Blecher; Uni Device; Wageningen; Pestalozzi; School Device; CD2: Pennant; Ravine; Whistles; Lifgatowy; Procession; Entanglement; Extruded; Undertow; Mr Cook; Weft; Something Stirring Underfoot; Hommage; CD3: Scry; Slack Tide; Roil JB; Ledger; Never Ending; Redarrow; Razorlip; Summer; Ledge; Three; Ice; Roil PK.

Músicos: Jeb Bishop: trombone; Damon Smith: piano; Pandelis Karayorgis: piano.

Fonte: Mark Corroto (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: