playlist Music

sábado, 7 de outubro de 2023

JOE LOVANO TRIO TAPESTRY - OUR DAILY BREAD (ECM Records)

Crescendo a partir de um sereno local interior, a música toma forma de oração. Esta é a pregação que repousa na batida do coração dos oito amplos spirituals que constitui “Our Daily Bread”, o que não viria a ser surpreendente. Suportando a expressiva quietitude dos seus ancestrais—John Coltrane, Sonny Stitt e Ornette Coleman entre eles —o saxofonista Joe Lovano nunca escondeu sua inclinação para poderes superiores.

Imagine a terceira audição profunda do Trio Tapestry, lançamento efetivamente recompensador pela ECM como uma casa de adoração ao nascer do sol. As sussurrantes notas abertas são acenadas e bem-vindas por Marilyn Crispell em "All Twelve". Todas as doze notas, apóstolos, tribos, Adityas (NT: no hinduísmo, são as divindades filhas de Aditi. Segundo o Rigueveda, são sete ou oito e dentre eles estão Mitra, Ariama, Baga, Varuna, Daquexa. No Maabárata, são listados 12: Mitra, Ariama, Indra, Varuna, Datri, Baga, Vivasvata, Puxa, Savita, Tevastar e Vixenu). Doze são os números de harmonia e balanço. Os pratos sussurrantes de Carmen Castaldi logo inspiram Lovano, com sua entonação antiga, desejosa, orante.

Pesquisadores por natureza, o trio (três como um número sagrado) constrói sobre a premissa de abertura e cria dentro dos pronunciamentos introspectivos de Lovano, um espaço onde a tranquilidade é a recompensa. Um gongo soa e "Grace Notes" é um triunfo de lirismo avançado de Crispell traz o arrependimento e a indisciplina reunidos para participar de cascatas graciosas. Castaldi, mudando o tempo conforme o tempo o guia, constrói narrativas sutis para o piano e o tenor para ruminar e exaltar.

Para não tomar nada distante dos singulares lançamentos anteriores do trio pela ECM—"Trio Tapestry (2018)” e “Garden of Expression (2020)” — a faixa principal de “Our Daily Bread” deve ser a performance definitiva do trio para este encontro. Sem pressa por tempo e lugar, Crispell, mais uma vez, é um arauto para um novo amanhã para o qual Lovano responde com gratidão e beleza consumada. Uma facilidade de espírito e entendimento capturados no momento da fruição.

Aplicado com significado e pura emoção, "One for Charlie" serve não apenas como um solene hino à memória do baixista Charlie Haden, mas também como uma celebração da música que eles fizeram e a jornada que realizaram juntos [o ambicioso “Universal Language (Blue Note, 1993)” de Lovano e o ainda clássico “On Broadway Volume 1 (JMT, 1989)” de Paul Motian. O ressonante "Rhythm Spirit" e "Crystal Ball" convocam o encerramento de “Our Daily Bread” com o som do perdão e libertação.

Faixas: All Twelve; Grace Notes; Le Petit Opportune; Our Daily Bread; One For Charlie; The Power Of Three; Rhythm Spirit; Crystal Ball.

Músicos: Joe Lovano: saxofone, tarogato, gongos; Marilyn Crispell: piano; Carmen Castaldi: bateria, gongo, sinos.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=56vR_doW4nQ

Fonte: Mike Jurkovic (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: