playlist Music

sábado, 28 de outubro de 2023

ROBERTO MAGRIS - DUO & TRIO (JMood Records)

O pianista italiano Roberto Magris é um músico para o qual a frase "ele poderia tocar uma lista telefônica e fazê-la soar interessante" definitivamente se aplica, assim como ao recentemente falecido, grande saxofonista e maestro residente em Chicago, Mark Colby, que encontrou Magris em 2016, formou um elo instantâneo e gravou metade deste superlativo álbum três anos depois, um ano antes da intempestiva morte devido a um câncer.

Magris e Colby gravaram sete faixas em estúdio em Chicago e planejaram gravar mais—o bastante para preencher o álbum—e na próxima vez que esteve na Windy City (Chicago), o plano descarrilhou por causa da súbita doença de Colby. Querendo lançar as faixas, mas a sua realização não foi o bastante para preencher o álbum inteiro, Paul Collins da JMood Records retornou a uma sessão do trio em 2012, que ele também produziu com pouco material para um álbum inteiro e o misturou com as faixas do duo para alcançar o tempo de mais de uma hora. Colby atuou nas faixas ímpares e o trio nas restantes.

Para que não seja pensado que as faixas do trio foram meramente adicionadas como "preenchedoras", nada poderia estar além da marca, como a tríade (Magris, a baixista Elisa Pruett, o baterista Brian Steever e—em dois números—o conguero Pablo Sanhueza) é esplêndida em seus próprios termos e especialmente na suave, e praticamente irreconhecível, versão normalmente rápida como um raio de "Cherokee" de Ray Noble. Colby toca seu tenor inspirado em Stan Getz, em cinco números, e soprano em "In the Springtime of My Soul" de Magris. Ele brilha em um par de standards adoráveis, "Old Folks" e "Some Other Time" e três outros originais de Magris: "Cool World!", "Papa's Got a Brand New Rag" e "Blues for Herbie 'G'" (como em "Geller"), que fecha a sessão.

Os cinco números do trio foram compostos por Noble; Elmo Hope ("Bellarosa"); Sonny Clark ("Melody for 'C'"); Andrew Hill ("Samba Rasta") e Kurt Weill (a solar "Rhyme for Angela", um dos muitos destaques do álbum). Se Magris é a cola que mantém a sessão reunida, suas partes componentes são sólidas como uma mesa de jantar de mogno. Colby está impressionante, como sempre, porém abertamente mais que os membros do talentoso trio de Magris, cujas realizações estão afinal na gravação, melhor tarde do que nunca. O resultado é uma vigorosa pegada em dobradinha, iniciada por Magris e Colby e completado pelo seu seguro trio.

Faixas: Cool World! (Magris); Bellarosa (Elmo Hope); Some Other Time (Bernstein); Melody For "C" (Sonny Clark); Papa's Got A Brand New Rag (Magris); Cherokee (Noble); Old Folks (Shuman); Samba Rasta (Andrew Hill); In The Springtime Of My Soul (Magris); A Rhyme For Angela (Kurt Weill); Blues For Herbie "G" (Magris)

Músicos: Roberto Magris: piano; Mark Colby: saxofone; Elisa Pruett: baixo acústico; Brian Steever: bateria; Pablo Sanhueza: congas. Duo em # 1, 3, 5, 7, 9, 11: Mark Colby & Roberto Magris; Trio em # 2, 4, 6, 8, 10: Roberto Magris, Elisa Pruett, Brian Steever, mais Pablo Sanhueza em # 4 e 8 .

Fonte : Jack Bowers (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: