playlist Music

domingo, 15 de outubro de 2023

VARIOUS ARTISTS - ALTERNATIVE GUITAR SUMMIT : HONORING PAT MARTINO, VOLUME 1 (HighNote Records)

Cada ano do Alternative Guitar Summit, liderado por Joel Harrison, apresenta um concerto para homenagear um compositor/guitarrista, vivo, de jazz. Isto não foi possível em 2021, em razão das arenas em Nova York, e em torno dela, terem sido fechadas por causa da pandemia da Covid-19. Enquanto isto, foi claro que a escolha do homenageado, o grande Pat Martino, que ficou gravemente doente, não conseguiu outro ano de vida. Com isto em mente, membros do Summit levou as guitarras deles para um estúdio para gravar o tributo, cujas performances foram transmitidas ao vivo assim que Martino e sua esposa pudessem assisti-los, ouvi-los e apreciá-los. A gravação foi completada em Outubro em 2021. Martino faleceu em 1º de Novembro.

Catorze guitarristas, incluindo Harrison, emprestaram seus talentos para o evento, e oito dos nove números apresentados foram compostos por Martino (o nono, o melancólico "Lament" de J.J. Johnson é belamente interpretado por Russell Malone). Adam Rogers e Peter Bernstein iniciam o jogo com o balanço de Martino em "Inside Out" e Harrison encerra a sessão com uma interpretação solo da tranquila "Country Road". Após Malone, estão Kurt Rosenwinkel ("Black Glass"), Fareed Haque ("Line Games"), Sheryl Bailey e Ed Cherry ("Willow"), Rez Abbasi e Jeff Miles ("Noshufuru"), Dave Stryker e Paul Bollenback ("On the Stairs"), Nir Felder e Oz Noy ("Joyous Lake"). De acordo com Harrison, este é apenas o Volume 1.

Como os entusiastas da guitarra seguramente sabem, Pat Martino tinha não uma, mas duas carreiras igualmente bem-sucedidas no topo do seu jogo. A primeira foi encerrada em 1980 por aneurisma cerebral próximo de ser fatal, que roubou a memória de Martino, obrigando-o a reaprender não apenas sua vida passada, mas como tocar guitarra outra vez. "Eu tive de começar de Square 1", ele disse posteriormente. Porém, começou, e devido à sua resiliência e determinação foi atuando novamente no meado dos anos 1980 e em 1987 lançou um novo álbum. Durante suas carreiras recompensadoras, Martino provou ser não apenas um instrumentista virtuoso, mas, também, soberbo compositor, um fato que vem a ser um claro cristal como esta apreciada recordação se desdobra. As melodias são consistentemente envolventes, os ritmos encrespados e coloridos, os instrumentistas determinados e no ponto.

É impossível escolher um número favorito, cada um tem inumeráveis encantos para admirar. O mesmo é verdadeiro para os instrumentistas, se solando ou em conjunto, e com ou sem uma seção rítmica. Rosenwinkel trouxe a sua própria, duplicando a si mesmo, no baixo e bateria. Para aqueles que amam guitarras em geral e a Pat Martino em particular, nada há melhor que isto. Permaneçam sintonizados, Harrison compõe para o Volume 2.

Faixas: Inside Out; Black Glass; Line Games; Willow; Noshufuru; Lament; On the Stairs; Joyous Lake; Country Road.

Músicos: Rez Abbasi: guitarra acústica; Sheryl Bailey: guitarra; Peter Bernstein: guitarra; Paul Bollenback: guitarra; Ed Cherry: guitarra; Nir Felder: guitarra; Fareed Haque: guitarra; Joel Harrison: guitarra elétrica; Russell Malone: guitarra elétrica; Jeff Miles: guitarra; Oz Noy: guitar elétrica; Adam Rogers: guitarra; Kurt Rosenwinkel: guitarra; Dave Stryker: guitarra; Dezron Douglas: baixo; Chulo Gatewood: baixo; Allan Mednard: bateria; Kevin Kozol: teclados; Alex Austin: baixo; Greg Fundis: bateria; Tobias Ralph: bateria;Richard Christian: tablas.

Este disco foi considerado, pela DownBeat, como um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: