playlist Music

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

DON BRADEN - EARTH WIND AND WONDER, VOL. 2

Como na primeira gravação desta série em dois volumes, o aclamado saxofonista tenor, Don Braden, homenageia um par de seus ídolos da maioridade, o cantor/compositor Stevie Wonder e o grupo que desafia gêneros Earth, Wind and Fire (EW&F). Braden escolheu quatro composições de Wonder e três associadas com o EW&F para acompanhar um par de seus esplêndidos temas originais.

Braden toca saxofone tenor na maioria das vezes e flauta, respectivamente, em "Bird of Beauty" de Wonder e "Creepin'". Desnecessário dizer, ele está soberbo em cada instrumento, convocando seus muitos anos de experiência para enriquecer cada canção. Para acompanhar, Braden requisitou os serviços dos pianistas Art Hirahara (quatro faixas) e Miki Hayama (seis), o baixista Kenny Davis, o baterista Jeremy Warren e (em três faixas) o percussionista Kahlil Kwame Bell, todas escolhas excelentes. Bell empresta solidez e substância a "In the Stone" do EW&F e "Reasons" e "Creepin'" de Wonder.

A escolha das músicas é admirável, como as inéditas do Braden, "Profusion" e "Arise", mais do que enfrentar uma competição impressionante, abrindo com o samba suingante de "In the Stone" e o encerramento com outros temas animados de EW&F, "That's the Way of the World". À composição suingante em tempo médio, "Master Blaster", de Wonder é dado um passeio enfático, como à sua terna balada "Send One Your Love", à ardente "Bird of Beauty" e à sedutora "Creepin'". A agitada "Profusion" de Braden (inspirada por um par de composições de Wonder) e a em passos rápidos "Arise" encontram o líder em sua melhor franqueza, como faz na elegante e melodiosa "Reasons". Embora Braden tome a parte do leão nos solos, há concisas declarações envolventes ao longo do caminho por parte de Hirahara, Hayama e Davis.

Esses que têm seguido a longa e recompensadora carreira de Braden saberão bastante o que esperar: música saborosa adequadamente interpretada por um excelente saxofonista tenor e seu capaz time de acompanhantes.

Músico: Don Braden: saxofone tenor; Miki Hayama: piano; Art Hirahara: piano; Kenny Davis: baixo acústico; Jeremy Warren: bateria; Kahlil Kwame Bell: bateria.

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: