playlist Music

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

ERIK BLENNOW CALAlV, LISA ULLÉN, FINN LOXBO, RYAN PACKARD - BIBI, IN YO& IWATO (INSUB)

As três peças aqui, cada uma com a duração entre doze e treze minutos, são composições do clarinetista baixo sueco Erik Blennow Calälv, que é um membro do quarteto The Schematics. Nenhum outro membro suave deste grupo une-se aqui, mas o guitarrista sueco Finn Loxbo, que gravou “Snow Country (Creative Sources, 2017)” em duo com Calälv, é parte de um quarteto sem nome. Por sua vez, o também percussionista Ryan Packard que gravou “Night Will Fade And Fall Apart (thanatos is production, 2022)” de Magnus Granberg ao lado de Loxbo, o sexteto de TYA Ensemble.

O quarto membro aqui é a conhecida pianista sueca Lisa Ullén, que em 2018 foi agraciada com o prêmio de compositor de Jazz do ano pela Swedish Radio, que foi ouvida nos seus excelentes álbuns solo de três discos da série Piano Works (Disorder). Embora ela não tenha previamente gravado com Calälv, Loxboor e Packard, em 2012, Ullén gravou “Lisboa (Creative Sources)” com um quinteto, que incluía o proprietário da INSUB, Cyril Bondiand, talvez por que este álbum está na gravadora dele.

Todas as três composições são baseadas em escalas tradicionais japonesas. Ouvintes que não estão familiarizados com escalas ocidentais não necessitam temer ou desligar-se por causa disto, como a música, aqui, é envolventemente fácil aos ouvidos e impressionantemente harmoniosa. O clarinete baixo, eletrônica e percussão, que pode, cada um, produzir sons sustentados combina criar um acompanhamento de fundo sobre o qual o piano e guitarra tocam notas ocasionais, que complementam em vez de obscurecer o suporte. Ao longo de cada peça, a paisagem sonora lenta e sutilmente evolui para que haja o suficiente para ser absorvente e relaxante. Esta é música que  generosamente requer repetidas audições.

Faixas: Bi; Inyo; Iwato.

Músicos: Erik Blennow Calälv: clarinete baixo; Lisa Ullén: piano; Finn Loxbo: guitarra; Ryan Packard: bateria, cpercussão, eletrônica.

Fonte: John Eyles (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: