playlist Music

sábado, 11 de novembro de 2023

GEORGE DUMITRIU - MONK ON VIOLA (Evil Rabbit Records)

Em uma entrevista para a NPR, o compositor avant-garde, Volker Bertelmann—que compôs a trilha sonora para “All Quiet on the Western Front (Netflix, 2022) NT: Nada de Novo no Front” — falou-me sobre a reimaginação da música, dizendo: "Você não tem que pintar o rio para expressar algo sobre o rio". Esta atitude aplica-se a “Monk on Viola” de George Dumitriu, uma leitura invulgarmente inventiva do trabalho de Thelonious Monk. O multi-instrumentista e compositor romeno obteve diversos prêmios internacionais e trabalhou com Benny Golson, Ambrose Akinmusire, Michael Moore, a National Opera & Ballet Amsterdam e muitos outros. Um virtuoso do violino, viola e guitarra, o artista residente em Amsterdam liderou o grupo Dumitrio em dois álbuns, tocou no Kaja Draksler Octet e quinteto, e coliderou uma mistura eclética de gravações híbridas do Leste Europeu. Em “Monk on Viola”,  o primeiro lançamento solo de Dumitriu, ele interpreta nove das composições mais conhecidas da legenda.

O estilo inesquecível do teclado de Monk era complexa com harmonia e estruturas não convencionais, dissonância e melodias angulares. A viola de Dumitriu negocia os mais dissonantes aspectos da música de Monk em seus caminhos. Ele aborda composições complicadas com um estilo claro e organizado, mas não evita experimentação como uma dificilmente reconhecível "Round Midnight". A acentuação das ondas auditivas de Dumitriu e influências do folclore da Europa Oriental trazem uma excentricidade proposital para "Locomotive". Ele rodopia através de uma energética "Boo Boo's Birthday" e uma tomada peculiar em "Crepuscule with Nellie", onde ele literalmente arrasta a peça através das cordas da viola.

Monk é o segundo compositor de jazz mais gravado depois de Duke Ellington, mas as incontidas explorações de Dumitriu revelam as profundidades destas composições em forma diferente. Mesmo as reinterpretações mais orientadas pelo jazz tais como "Ask Me Now" oferecem uma análise moderna. Ao diminuir a ênfase em ritmos mecânicos complexos e acentuando fraseados fluidos, Dumitriu expõe as facetas vitais do papel de Monk no desenvolvimento dos estilos bebop e post-bop. “Monk on Viola” consegue oferecer um olhar inovador sobre algumas músicas muito familiares.

Faixas: Evidence; Round Midnight; Locomotive; Boo Boo's Birthday; Four in One; Humph; Ask Me Now; Trinkle Tinkle; Crepuscule with Nellie.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=AVO6wFQwxtk

Fonte: Karl Ackermann (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: