playlist Music

sábado, 4 de novembro de 2023

HARRY ALLEN & DAVE BLENKHORN - PLAY THE MUSIC OF PHIL MORRISON (GAC Music)

Quando músicos tão consolidados e bem conhecidos como o saxofonista Harry Allen e o guitarrista Dave Blenkhorn executam a música de Phil Morrison, uma questão, naturalmente, surge: por que? Embora o baixista e compositor Morrison seja um esplêndido músico em seu próprio modo, ele estabeleceu seu lar por muitos anos em Brunswick, Geórgia, fortemente uma meca para o jazz, e uma cidade na qual mesmo os mais finos músicos podem definhar próximo ao anonimato. Porém, um suíngue em direção ao sul, Allen veio a estar cônscio das composições de Morrison e gostou do que ele ouviu, e convocou o australiano Blenkhorn para gravar algumas delas com o trio de Morrison (Keith Williams, piano; Rudy Manuel, bateria).

O resultado da colaboração deve ser melhor descrito com saboroso divertimento. A maior parte da música de Morrison é descontraída, alguma com um suave toque latino (Morrison realizou visitas ao Brasil com o irmão de Nat Cole, Freddy), e empurrando de tempos em tempos as fronteiras do smooth jazz. Ao menos três dos oitos números do álbum ("Down in Rio", "Mystique", "Your Eyes") traz à mente a mania da bossa nova do meio dos anos 1960. Allen é um intérprete ideal, atuando com calma usual, passa segurança, enquanto apresenta seu respeito ao fraseado e substância dos titãs dos tenores, Zoot Sims e Stan Getz, que foram figuras líderes no movimento da bossa nova. A guitarra de Blenkhorn está também no pacote, com suaves execuções em notas simples, bem ajustadas ao espírito dos arranjos de Morrison.

Um aspecto inesperado do álbum é que embora apenas cinco músicos sejam listados, seis dos oito números incluem cordas sobrepostas, instrumentos de palheta e/ou metais. As exceções são "Your Eyes" e "Fiddlin'", sendo a última o item mais jazzístico do menu (e também a mais breve, durante cerca de três minutos). Os outros números ("April and U", "Summer Rain", “Mieke Jade") são, na maior parte, bem-humoradas e carregado nas cordas. Morrison certamente tem um ouvido para melodias envolventes, enquanto Allen e Blenkhorn formam uma perfeita sintonia para fazer brilhar e amplificar a música dele. Como notado, nenhum fogo de artifício, mas uma audição prazerosa com o acento da elegância.

Faixas: April and U; Summer Rain; Down in Rio; Mieke Jade; Without You; Fiddlin’; Mystique; Your Eyes.

Músicos: Harry Allen: saxofone; Dave Blenkhorn: guitarra; Keith Williams: piano; Phil Morrison: baixo; Rudy Manuel: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=eB16LQ2yZ00

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)





 

Nenhum comentário: