playlist Music

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

IRREVERSIBLE ENTANGLEMENTS - PROTECT YOUR LIGHT (Impulse!)

 “Protect Your Light” é o mais ambicioso e convincente trabalho até o momento do Irreversible Entanglements, representando uma evolução continua do grupo, que se estende a partir dos três álbuns anteriores para o selo International Anthem de Chicago. Inicialmente gravado pelo núcleo do coletivo Camae Ayewa (conhecida como Moor Mother) no vocal, pelo baixista Luke Stewart, pelo trompetista Aquiles Navarro, pelo saxofonista Keir Neuringer e pelo baterista Tcheser Holmes em torno de três dias no Rudy Van Gelder Studios em Englewood Cliffs, New Jersey, o álbum apresenta um poderoso programa de composições sucintas, explorações do free-jazz, poesia recitada e ritmos implacáveis. “Protect Your Light” apresenta agradáveis contribuições dos membros da extensa comunidade do grupo — a pianista Janice A. Lowe, o cellista Lester St. Louis e o vocalista Sovei — que ajuda a iluminar a destreza da banda, intensificar os níveis de energia do grupo e expandir a sua já ampla consciência coletiva (que inclui uma obsessão compartilhada saudável pela história do jazz). A música foi composta individual e coletivamente, com alguns temas novos em folhas, e outros enraizados nas performances completas ao vivo do Irreversible Entanglements. No geral, o foco do grupo desta vez é sobre o que seu líder descreveu em uma entrevista recente à DownBeat como “canção” canções — o resultado de ter mais tempo para trabalhar juntos em material específico em vez de confiar no conteúdo nascido dos longos improvisos pelos quais se tornaram conhecidos nos últimos oito anos. As oito faixas deste álbum importante são de fácil digestão e as letras de Ayewa diz muito sem falar muito, seu vocal de contralto se apresenta constante e, às vezes, repetitivo, quando apropriado. Seus encantamentos para a consciência da justiça social e a difusão do amor mútuo atinge o ouvinte com a convicção e o tom tranquilizador de um professor favorito, um pregador reflexivo com a voz calma da verdade, que reside em nossas mentes. A produção do áudio é contemporânea e limpa, sem exagero nos efeitos, a despeito da modernidade do álbum, atitude do momento. A imagem do saxofone alto no ouvido e o trompete em outro invoca um visual vívido no palco, especialmente quando os músicos estão improvisando juntos. Durante as passagens de melodia de free jazz compostas e suspensas no tempo, a instrumentação do grupo soa absolutamente grandiosa, com muito vibrato do sax, explosões de trompete e dinâmicas fortes entrando e saindo do jogo. Conforme Ayewa entoa na faixa de encerramento, “Degrees Of Freedom”, “Deixe os instrumentos de sopro gritarem e gritarem”. Ao fazê-lo, eles estimulam a criação de algo completamente diferente, um trabalho de arte fascinante cuja existência é exatamente o que se supõe ser, perfeitamente no lugar da grande curva do universo.

Faixas: Free Love; Protect Your Light; Our Land Back; Soundness; Root Branch; Celestial Pathways; Sunshine; Degree Of Freedom.

Músicos: Camae Ayewa (vocal); Keir Neuringer (saxofone); Aquiles Navarro (trompete); Luke Stewart (baixo);Tcheser Holmes (bateria);Janice A. Lowe: piano (3, 7); Lester St. Louis: cello (4, 8); Sovei: vocal (7).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=uwu5h9THYB0

Fonte: Ed Enright (DownBeat)

 

 

Nenhum comentário: