playlist Music

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

MILES OSLAND - COLLABORATIONS, VOL. 3–SWEDISH CONNECTIONS (Mark)

 A série “Collaborations” de Miles Osland previamente combina o flautista/saxofonista em duetos no Vol. 1 com o guitarrista Dieter Hennings Yeomans e o baterista Paul Deatherage e com o vibrafonista Anders Astrand no Vol. 2. O novo lançamento, o Vol. 3, um CD duplo gravado na Suécia, é um pouco mais elaborado.

O primeiro disco tem Osland (que transita entre flauta, saxofones alto e soprano) em um quinteto intrigante com Jan Levander (sopranino, soprano, tenor, barítono e tubax, mais fundo de gaita de fole e guitarra), Alberto Pinto (flauta, clarinete baixo e barítono), o baixista Filip Augustine e o baterista Anders Astrand. Levander contribuiu com a maioria das faixas inéditas, e a música cobre uma grande variedade de campos. “Hands Up” é uma peça suingante que contém algo de amplo toque livre. Alguém pensa em Eric Dolphy quando ele tocou com grupos mais tradicionais.

O segundo disco é um pouco diferente desde que formou um trio com Osland (majoritariamente na flauta e no soprano), o baixista Mikael Bergland e Astrand passando para o vibrafone. Iniciando com uma canção folk sueca, o trabalho inclui a assombrosa “Slow Dance de Dave Samuels’”, três peças de Bergland, uma de Astrand e a longa e episódica “Time Is”. Astrand exibe sua maestria no vibrafone, enquanto Osland tem oportunidade plena para se espalhar.

Faixas: Disco 1: Hands Up; Ending; Dissolution; Surprise du Chef; Happy Fish; Tribute To Django; Think Not; Down In The Basement. (60:43) Disco 2: 127 Polska; Junko’s Climb; Slow Dance; Modd; Plan 5; Mars; Time Is. (46:53)

Músicos: Miles Osland, flautas, saxofones soprano e alto; Jan Levander, saxofone sopranino soprano, tenor e barítono; tubax, guitarra, gaita de fole; Alberto Pinto, flauta, clarinete baixo, saxofone barítono; Filip Augustson (Disco 1), Mikael Berglund (Disco 2), baixo; Anders Astrand, bateria, kalimba, vibrafone, marimba.

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte:  Scott Yanow (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: