playlist Music

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

SAMARA JOY - LINGER AWHILE

Lançado no ano passado pela Whirlwind, o álbum de estreia de Samara Joy McLendon, anunciou a chegada de marcante talento novo, uma vocalista que possuía senso de tempo, riqueza tímbrica e poder emocional em abundância.

Neste álbum seguinte, lançado pelo icônico selo Verve, a vencedora da edição de 2019 do Sarah Vaughan International Jazz Vocal Competition homenageia um dos seus mais importantes marcos, na abertura,  com ‘Can’t Get Out Of This Mood’, que Vaughan gravou em 1950 com  a George Treadwell and his All Stars. Contendo ecos da versão gravada pela grande Carmen McRae em seu álbum, de 1957, “After Glow”, ‘Guess Who I Saw Today’ é um destaque. Em adição, tira o pó em ‘Social Call’, composta por Gigi Gryce com faixas com a legenda do vocalese, Jon Hendricks, a cantora apresenta duas adições estonteantes para o gênero na forma de ‘Nostalgia (The Day I Knew)’ de Fats Navarro mais ‘I'm Confessin’ (That I Love You)’, a última baseada no solo de Lester Young do álbum “Lester Young with the Oscar Peterson Trio” gravado em Nova York exatamente 70 anos antes em 1952. Com suporte excelente do guitarrista Pasquale Grasso, do pianista Ben Paterson, do baixista David Wong e do baterista Kenny Washington, a faixa título – primeiro gravada 100 anos atrás em 1923 por Bailey's Lucky Seven – queima como uma estrela explosiva. Incrementada por instrumentos de sopro (o trompetista Terell Stafford, o trombonista Donavan Austin, o tenorista Kendrick McCallister), há uma maravilhosa tomada em ‘Round Midnight de Monk (na versão com letras de Hendricks) enquanto, acompanhado solitariamente por Grasso , o timbre incrivelmente bonito da vocalista é ouvido para o melhor efeito em ‘Someone To Watch Over Me’ dos irmãos Gershwin, que traz este álbum incrivelmente bom até o fim.

Faixas

1."Can't Get Out of This Mood" (Frank Loesser / Jimmy McHugh) 3:42

2."Guess Who I Saw Today" (Elisse Boyd / Murray Grand) 4:09

3."Nostalgia (The Day I Knew)" [Fats Navarro / Samara Joy] 3:30

4. "Sweet Pumpkin" (apresentando Pasquale Grasso) [Ronnell Bright] 3:54

5. "Misty" (Erroll Garner / Johnny Burke) 4:54

6. "Social Call"   (Basheer Qusim / Jon Hendricks) 4:30

7. "I'm Confessin' (That I Love You)" [Al Neiburg / Doc Daugherty /Ellis Reynolds] 5:04

8. "Linger Awhile" (apresentando Pasquale Grasso) [Harry Owens / Vincent Rose] 1:47

9. "'Round Midnight" (Thelonious Monk / Bernard Hanighen / Cootie Williams) 5:42

10. "Someone to Watch Over Me" (apresentando Pasquale Grasso) [George Gershwin/ Ira Gershwin) 4:02

 Músicos: Samara Joy – vocal; Donovan Austin – trombone; Pasquale Grasso – guitarra;

Kendric McCallister – saxofone tenor, arranjos; Ben Paterson – piano; Terell Stafford – trompete, flugelhorn; Kenny Washington – bateria; David Wong – baixo.

 Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo:

 https://www.youtube.com/watch?v=1Lh9nxOwMMo

Este disco foi considerado, pela DownBeat, como um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: Peter Quinn (JazzWise)

 

Nenhum comentário: