playlist Music

terça-feira, 21 de novembro de 2023

SHAWN MAXWELL – STORY AT ELEVEN (Cora St Records)

Em seu 11º lançamento, o adequadamente intitulado “Story At Eleven”, o saxofonista e compositor Shawn Maxwell lidera seu quarteto através de quatro partes de uma suíte cinematográfica. Utilizando instrumentação eletrificada, Maxwell dota a ambiência com uma tendência sombria. Peças expansivas, graças às composições de Maxwell, demonstram a coesão sem sacrificar as vozes individuais dos quatro músicos.

As cascatas hipnóticas do tecladista Collin Clauson e os ruídos sombrios do baterista Greg Essig iniciam "Appointment With" com deliciosa trama. O vigoroso e serpentejante alto de Maxwell estabelece o tema principal. Os intercâmbios latentes dentro da banda culminam em uma breve e desenfreada réplica, após a qual Clauson assume o centro do palco com uma suave performance. O baixista Michael Barton contribui com uma sutil gabolice com suas linhas eletrificadas. Maxwell improvisa com paixão crua e lirismo antes de partir para a conclusão.

Uma atmosfera similarmente expectante permeia "Internal Rift". Após as batidas desacompanhadas reverberantes de Essig estabelecer o humor, ele e seus colegas tocam a música com toque dramático. Clauson estabelece uma tapeçaria sonora em seu vibrante teclado. Sobre a angular atuação da seção rítmica, Maxwell solta um solilóquio cristalino composto de breves frases, comoventes e notas em staccato cristalino. Maxwell, então, lidera uma extemporização coletiva com abandono ardente, flertando às vezes com dissonância.

Barton divide em duas comoventes "Near Surrender" com uma eloquente e incandescente improvisação. O grupo então constrói a tensão com seus contemplativos estribilhos. Após Barton, Maxwell solta uma melodia fervorosa e fluida, que Essig segue com um deslumbrantemente solo ágil e estrondoso.

Com cada nova adição à sua discografia, Maxwell encontra diferentes formas para expressar sua visão criativa. “Story At Eleven” não é exceção. Este álbum é distinto de anteriores, ainda que Maxwell marcou com seu estilo inimitável, fazendo parte integral de seu completo corpo de trabalho.

Faixas : Appointment With...; Internal Rift; Near Surrender; Answer & Arrival.

Músicos: Shawn Maxwell: saxofone alto; Collin Clauson: teclados; Michael Barton: baixo; Greg Essig: bateria.

Fonte: Hrayr Attarian (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: