playlist Music

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

VARIOUS ARTISTS - BLUE NOTE RE: IMAGINED II (Blue Note Records)

A segunda parte de “Blue Note Re:imagined” abrange dezesseis canções renovadas do catálogo anterior do selo, recentemente gravadas por um grupo de soul britânico em ascensão, R&B e, listados por último aqui por um motivo, como estrelas do jazz. Em seus próprios termos é um exercício requintado, mas o mercado-alvo para esta série não são os entusiastas da tradicional Blue Note, desmamado do hard bop e suas sublinhas experimentalistas. Como seu predecessor, é difícil imaginar “Blue Note Re:imagined II” deixando para muitos dessa audiência nada além do incompreensível e impassível. Em vez disto, o álbum majoritariamente com vocais parece destinado a casais pós-coito com nenhum particular interesse no jazz. Nada errado com isto, e é uma opção pós-coito mais saudável do que um cigarro. Mas é jazz? Raramente.

De uma perspectiva do jazz, há quatro faixas de interesse, uma do trompetista Yazz Ahmed, uma do saxofonista tenor Binker Golding, uma do baixista Daniel Casimir e do tubista Theon Cross. Cada um destes líderes mantém-se dentro do resumo da série para relaxar, mas cada um deles apresenta música cerebralmente envolvente e emocionalmente em camadas, com Golding e Cross indo longe o bastante com mensagem suficiente para chamar a atenção, nervosos de qualquer maneira. A ferocidade de Cross, às vezes, na tuba e bateria na reinvenção de "Epistrophy" de Thelonious Monk. Seria divertido ser uma mosca na parede celestial pela primeira vez para ver Monk ouvir a versão de Cross. O dinheiro esperto diz que ele adorará loucamente. Porém, nós podermos saber com certeza. A leitura de Golding de "Forth Worth" de Joe Lovano, apresenta o pianista espetacularmente premiado Sarah Tandy, é quase memorável.

“Blue Note Re:imagined II” obriga, relutantemente, a admissão que pode haver um motivo para usar barbarismos como o Spotify, afinal (mas não nos precipitemos nisso).

Faixas : Yazz Ahmed: It; Conor Albert: You Make Me Feel So Good; Parthenope: Don’t Know Why; Swindle: Miss Kane; Nubiyan Twist: Through The Noise (Chant No.2); Ego Ella May: The Morning Side Of Love; Oscar Jerome & Oscar #Worldpeace: (Why You So) Green With Envy; Daniel Casimir ft. Ria Moran: Lost; Theon Cross: Epistrophy; Maya Delilah: Harvest Moon; Kay Young: Feel Like Making Love; Venna & Marco Bernardis: Where Are We Going; Reuben James: Infant Eyes; Binker Golding: Fort Worth; Cherise: Sunrise; Franc Moody: Cristo Redentor.

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 ½ estrelas.

Fonte: Chris May (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: