playlist Music

domingo, 17 de dezembro de 2023

ARUÁN ORTIZ TRIO - SERRANIAS: SKETCHBOOK FOR PIANO TRIO (Intakt Records)

O pianista Aruán Ortiz saúda Santiago de Cuba, mas ele reside nos Estados Unidos por duas décadas. Musicalmente ele é primo em primeiro grau do pianista Matthew Shipp com seu acessível e frequentemente intenso estilo do teclado avant-garde e ele parece um neto estilístico de Thelonious Monk com suas jubilosas angularidades e interlúdios fora de ordem. Porém, ele é filho de Cuba, sua música misturando de forma cubista os toques da nação insular, rumbas, son e conga, tingida às vezes com subcorrentes Afro-Haitianas e sombreamento clássico europeu. Falando de família musical, Dizzy Gillespie está lá também—um grande sobrinho talvez—conforme o trio inicia com uma fragmentada e finamente reconstrução aleatória de "Shaw 'Nuff" para apresentar “Serranias: Sketchbook For Piano Trio”, uma celebração do 50º aniversário de Ortiz e seus 20 anos de residência nos Estados Unidos.

Unido ao Brad Jones e ao baterista John Betsch, o pianista Picasso pinta com uma gama de cores que vai do azul escuro ao cinza claro, agitando turbulência e atmosferas sinistras. Sombras caem em toda a parte, eixos de luz transmitindo com uma fragmentada, às vezes uma dinâmica turbulenta do trio, que combina com a música, aguçando o nervosismo de Ortiz.

“Serranias: Sketchbook for Piano Trio” é o sexto lançamento de Ortiz pela Intakt Records. Ele está prosperando lá. Esta é sua gravação mais ousada. A palavra "sketchbook – caderno de rascunho" no título diz, nós podemos imaginar, algo sobre a frouxidão, o nível de improvisação escancarada envolvida, a abordagem do trio diabólico pode importar, deixe-nos fazer isso.

Faixas: Shaw 'Nuff (Siento Un Bombo); En Forma De Guajira; Memorias Del Monte; Los Tres Golpes; Canto De Tambores Y Caracoles; Huellas (Interlude I); Serranias; Black Like Thunderstone (one); Like A Changui (Montuno); ...And Shadows (Interlude II); Lullaby For The End Times.

Músicos: Aruán Ortiz: piano; Brad Jones: baixo; John Betsch: Bateria.

Fonte: Dan McClenaghan (AllAboutJazz)


Nenhum comentário: