playlist Music

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

DAVE BURRELL - HARLEM RHAPSODY (Parco Della Musica)

Seria um erro caracterizar o pianista Dave Burrell como uma testemunha da história. História do jazz de vanguarda. O octogenário foi ouvido nos grupos dos anos 1960 de Marion Brown, Pharoah Sanders, Noah Howard, Archie Shepp, Sonny Sharrock, Sunny Murray e Grachan Moncur III, ao mesmo tempo em que trocava ideias em Nova York com Albert Ayler, Sam Rivers e Tony Williams. Burrell não é apenas uma testemunha. Ele é a personificação da história do jazz. Nos anos 1990, juntos com David Murray, Burrell gravou um conjunto de álbuns memoráveis. Como Murray, Burrell teve (e tem) um pé na vanguarda, enquanto o outro é firmemente plantado na tradição. Embora ele possa prosperar em um ambiente totalmente livre com o saxofonista Ivo Perelman em “Brass And Ivory Tales (Fundacja Słuchaj!, 2021)”, ele também interpreta música de Jelly Roll Morton e Duke Ellington.

O gênio de Burrell está em sua habilidade para ancorar uma apresentação externa ou gratuita de música na linguagem do jazz tradicional. Pela mesma razão, sua interpretação de uma composição antiga como "My Melancholy Baby", que ele interpreta aqui, pode ser tocada de forma direta e desconstruída, apenas para ser reconstruída em uma espécie de experimento de vanguarda. A performance solo ao piano de Burrell inicia com vinte minutos em "Red Summer March", que é um amálgama de piano suave e exploração abstrata. Alguém deve crer que os dois seriam contraditórios, mas nas mãos de Burrell a tradição e vanguarda cabem como uma mão na luva. A faixa título episódica tece elementos da música clássica em um som épico Ellingtoniano. Seu "Paradox Of Freedom" tem uma sensação de boogie-woogie em câmera lenta envolvido em uma marcha. A música de Burrell é avant-garde com um constante aceno para as tradições do piano jazz.

Faixas: Red Summer March; How Little We Know; Paradox Of Freedom; My Melancholy Baby; Harlem Rhapsody; Dancing With Monika.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=zmFPcUVB6-c

Fonte: Mark Corroto (All About Jazz) 

 

Nenhum comentário: