playlist Music

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

JON RASKIN / PHILLIP GREENLIEF - 2 + 2 WITH JEN BAKER & LIZ ALLBEE

Os saxofonistas inovadores Jon Raskin e Phillip Greenlief usam partituras gráficas para uma série de gravações, cada uma com um par similar de instrumentos. Estas colaborações são chamadas 2 + 2. As primeiras destas é a provocativa 2 + 2 com Jen Baker & Liz Allbee. Como o título indica Raskin e Greenlief junta-se a dois instrumentistas de sopro, o trombonista Jen Baker e o trompetista Liz Allbee. A música resultante, improvisada e interpretada, é uma conversação estimulante de quatro vozes únicas e sinérgicas dentro de uma ambiente  dramático.

Os intercâmbios entre os músicos são frequentemente abstratos e às vezes impressionista, como ouvido em "Light Bending". Frases coletivas longas, tristes e claras, no meio de, fazem uma curva angular acentuada e estremece com vibrato. Então eles resumem seus caminhos retos e assustadoramente desaparecem no silêncio.

Por outro lado, em "Geomorphs", dois saxofones sobrepostos e o trombone rosnante de Baker criam estruturas cristalinas. As arestas duras da música brilham com tons suaves à medida que Albee contribui com o clima expectante com seus tons reverberantes. Raskin e Greenlief engajam-se em um diálogo nítido e inteligente, enquanto Baker e Allbee respondem com longas linhas cheias de angústia. Doação e recebimentos apaixonados de ruídos, grasnados e deliciosas dissonâncias encerram a faixa.

Allbee inicia a cinemática "Night Town" com um solo melífluo, que ecoa no silêncio envolvente. Ela estende-se em uma complexa e eloquente improvisação, que inaugura um dueto sereno e gentil com um dos saxofonistas. Pillowy cujos rosnados, estalos e assobios se fundem em uma peça hipnótica e misteriosa, que invoca imagens de escuridão e ruas desertas. No meio de um misticismo oriental permeando a performance com cantos parecendo zumbidos e melodias assombrosas. Explorando o completo espectro de seus instrumentos e o contraste dos seus timbres, o grupo conclui com uma nota tranquila.

Este é um álbum brilhante que estimula e move-se com seu espírito ousado e sua criatividade. É um trabalho multicamada que demanda atenção da sua audiência. Consequentemente, embora não necessariamente acessível a ouvintes casuais, recompensa aqueles que se rendem a ele com a mente aberta.

Faixas: Tableaux; Geomorphs; Light Bending; Night Town; 2 + 2.

Músicos : Jon Raskin (saxophone barítono) ; Phillip Greenlief (saxofone); Liz Allbee (trompete); Jen Baker (trombone)

Fonte: Hrayr Attarian (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: