playlist Music

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

MIKE ALLEN - TO A STAR (Cellar Records)

Se você é um saxofonista tenor liderando um trio sem piano, mais os componentes melódicos e harmônicos do grupo descansam diretamente em seus ombros. A despeito disto —ou talvez por sua causa— o tenorista canadense, Mike Allen, diz que ele prefere trabalhar com esta estrutura, como ele tem feito por muitos anos.

Se isto é uma escolha, ele também pode recrutar como companheiros de armas o melhor baixista e baterista disponível. Em “To a Star”, Allen fez precisamente isto, convocando os serviços do maravilhoso baixista John Lee e do inigualável baterista Carl Allen que formam um suporte ideal para o álbum e isso faz parte da sessão de estúdio, parte de performance ao vivo no Frankie's Jazz Club durante o anual Vancouver International Jazz Festival.

Três das dez canções gravadas do álbum no Warehouse Studio em Vancouver —a abertura feérica, "Hot Stuff", e duas das últimas três—todas composições originais de Lee. As faixas 2-7 e 9 foram gravadas no Vancouver Festival. Elas incluem os standards charmosos "Invitation", "What Is This Thing Called Love" e "Stars Fell on Alabama", "Isfahan" de Billy Strayhorn, "JuJu" de Wayne Shorter e "Tabasco Burn" de Allen e "One-Up-Man-Ship". Allen também compôs "Speak Truth" e "To a Star", gravadas em estúdio.

Interessantemente o suficiente, o tenor assertivo de Allen parece um tom mais escuro e pesado em ambientes fechados do que no palco. Em ambos os casos, traz à mente os defensores contemporâneos como Doug Lawrence e Chad Lefkowitz-Brown ou, de uma era anterior, Allen Eager, Gene Ammons ou Johnny Griffin. Como alguém pode esperar, Allen percorre o programa com facilidade, como faz Lee e o baterista Allen. Não há lapsos, técnica ou melodicamente, no que deve ter sido uma experiência auditiva agradável para o público.

Se há um amortecedor, reside no alinhamento preferido de Allen, que significa que após o término ele tem o que dizer, ele deve entregar as rédeas para Lee ou Carl Allen, e, capazes como são, nenhum dos dois está usando piano. Se isto não te incomoda, “To a Star” ilumina o cosmos e irradia para o céu.

Faixas: Hot Stuff; Invitation; What Is This Thing Called Love; Tabasco Burn; Stars Fell on Alabama; JuJu; Isfahan; Speak Truth; One-Up-Man-Ship; To a Star.

Músicos: Mike Allen (saxofone tenor); John Lee (baixo); Carl Allen (bateria);

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=6xLf82BbzfE

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: