playlist Music

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

QUINN STERNBERG - CICADA SONGS (Mind Beach Records)

Em “Cicada Songs”, o baixista Quinn Sternberg pinta um retrato sonhador de um verão lânguido em uma noite em casa, uma visita para uma confortável varanda da frente cheia de cachorros cochilando, gatos sinuosos e uma serenata natural de verão em sua faixa título.

A primeira música de “Cicada” é "June", Sternberg e a reflexão coletiva da companhia, como se fosse um sonho, sobre o amado cachorro chamado June. "June" inicia com um brilhante uso de pratos, como se estivesse passando pela fina cortina do sono e estão agora livremente flutuando através da terra do sonho. "June" não se sente como uma melodia direta ou linear, porém mais com o baixo de Sternberg, o teclado de Oscar Rossignoli e a bateria de Peter Varnado estão flutuando e circulando em torno do centro orbital de exuberante melodia no saxofone tenor de Sam Taylor e as notas da guitarra elétrica de Charlie Ballantine não entram como música, mas como um som que estilhaça como uma refração do luar através de um vidro de janela quebrada.

Ballantine suspende as notas de country-blues na guitarra como luz do sol cintilante brilhando sobre "Porch Cat", uma mais confortável, se não um balanço absolutamente preguiçoso que se enrola, desenrola e reenrola como um felino cochilando. O dueto de guitarra e baixo sobre a ponte, e então Ballantine dedilha os acordes que parecem flutuar e se pendurar no ar para brilhar na seção rítmica e nos teclados.

"Remember the Birds" tremula maravilhosamente no piano acústico eclodindo no fechamento de "Alter Ego", perfeitamente sequenciada com quase nenhum espaço de silencio entre elas. O tenor de Taylor desenvolve esta melodia com um som tão pleno e caloroso quase dá vontade de respirar e ajuda a lançar a fortemente melódica e destacado meio da música no piano de Rossignoli.

Sternberg baseou na seção rítmica da faixa título nos ritmos das cigarras que ele viu chilrear uma noite na Louisiana.  Ele descobriu que elas estavam cantando em 7/4 e compôs "Cicada Song" em torno de seus ritmos natural noturnos, adicionando uma ponte que constrói e desmorona em 5/4. Intertravamento da guitarra e saxofone no primeiro plano malha com os ritmos de piano e baixo interligados ao fundo, irradiando ondas brilhantes de música crescente e vazante — apenas como um som natural de cigarra.

Sternberg executa a tabela conceitual, trazendo o ouvinte através do fim do dia com o encerramento da trilogia “Cicada Songs”: Preocupações com "Insomnia (NT: Insônia)" não resolvida através da guitarra e saxofone. Variações rápidas das melodias movem-se como piscadelas através de reflexões em "What a Day", e, então, "Ami's Lullaby" vem descansar tranquila ainda que ressoando jazz do som do coração estadunidense.

Faixas: June; Cicada Song; Alter Ego; Remember the Birds; Porch Cat; Insomnia; What a Day; Ami's Lullaby.

Músicos: Quinn Sternberg: baixo; Sam Taylor: saxofone tenor; Oscar Rossignoli: piano; Peter Vernado: bateria; Charlie Ballantine: guitarra elétrica; Max Bronstein-Paritz: guitarra elétrica.

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 estrelas.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=dye33l2TQk8

Fonte: Chris M. Slawecki (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: