playlist Music

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

TRUDY LYNN – GOLDEN GIRL (NOLA Blue Records)

Trudy Lynn, nos seus 75 anos, esteve ativa na música desde os anos 1960. Ela conseguiu sua primeira chance com Albert Collins, lançou seu primeiro single em 1973 e lançou álbuns em uma variedade de selos, iniciando com Ichiban em 1989. Em anos recentes, ela desfrutou de um período de muito sucesso trabalhando com o gaitista Steve Krase, lançando uma série de álbuns pela gravadora Connor Ray Music de Steve, um dos quais, Royal Oaks Blues Café, alcançou o primeiro lugar na lista de blues da Billboard em 2013. Trudy recebeu 13 nominações para a Blues Music Awards.

Para este lançamento, Trudy mudou as coisas ao redor, trabalhando com Terry Wilson, o baixista e principal compositor para Teresa James & The Rhythm Tramps, tão bem quanto um companheiro nativo de Houston. As faixas foram gravadas em Houston com um forte elenco de músicos atrás do vocal de Trudy: Anson Funderburgh e Yates McKendree compartilham o trabalho na guitarra, Kevin McKendree está nos teclados, Brannen Temple é o principal baterista, Mario Calire o substitui em uma faixa; Steve Krase permanece na gaita, Darrell Leonard toca todas as partes dos instrumentos de sopro e Teresa James e Gregg Sutton contribuem com o coro. Terry Wilson está no baixo em todo o trabalho, toca ocasionalmente guitarra e teclas e produziu e arranjou o álbum. Os créditos das composições são compartilhados principalmente entre Terry e Trudy, com Gregg Sutton e Stuart Ziff atacando em alguns coescritas e há uma canção fora do núcleo da banda. O resultado é um álbum que com sucesso combina o tipo de música familiar dos próprios álbuns de Teresa e Terry com a profundidade distinta de Trudy e vocais comoventes. Este é o primeiro lançamento de Trudy pelo NOLA Blue.

O álbum inicia com um par de canções de Trudy: “Tell Me”  e é um atrativo número de tempo médio com a voz de Trudy vendendo a canção e McKendree pai e filho fazendo um grande trabalho no lado instrumental – confira o solo afiado de Yates no meio da música; “Golden Girl Blues” tem Yates e Anson tão bem quanto os instrumentos de sopro em um cativante embaralhamento com letras sobre a Idade de Ouro. “I’m Just Saying” tem um ritmo para-inicia que traz New Orleans à mente e Trudy pede seu homem em “Take Me Back” em uma peça com a banda completa de Rn’B: Anson faz sua usual ‘menos é mais’ abordagem para solar, Kevin toca piano muito bem e Darrell providencia um arranjo excelente para instrumento de sopro. “I Just Can’t Say Goodbye” é um clássico blues do Texas com o trabalho líder de Anson em perfeito ajuste e algumas observações de entretenimento de fidelidade: “Se você me escolhe para sua rosa você não pode escolher os lírios do campo”. Outra canção de Trudy é coescrita com Terry, a harpa de Steve Krase bem à frente da batida de Bo Diddley em “Heartache Is A One Way Street”.

“If Your Phone Don’t Ring” tem letra divertida providenciada pelos compositores Terry Wilson e Gregg Sutton, que apresentam o parceiro que se comporta mal, que o silêncio em seu telefone indica que Trudy está fora deste relacionamento! Terry e Stuart Ziff providencia duas músicas: “Is It Cold In Here” é uma balada na qual Trudy apresenta-se belamente com adorável suporte do coro de McKendrees e Teresa James; “Live With Yourself” é mais animada e examina como nós nos conduzimos nesta vida e como nós concordamos com as expectativas de São Pedro no dia do Julgamento Final. “Life Goes On” é creditada a Edwin Morris e Paul Robert Williams (que eu acredito seja o falecido Billy Paul), um blues lento com sobretons gospel cortesia do órgão e instrumentos de sopro, efetuando um final sólido para o disco.

Faixas

1 Tell Me 3:46

2 Golden Girl Blues 5:07

3 If Your Phone Don't Ring 4:05

4 I'm Just Saying 3:45

5 Is It Cold In Here 4:46

6 Trouble With Love 3:41

7 Take Me Back 3:31

8 Live With Yourself 4:25

9 Heartache Is A One Way Street 4:26

10 I Just Can't Say Goodbye 4:17

11 Life Goes On 3:59

 Músicos: Trudy Lynn (vocal); Terry Wilson (baixo); Mario Calire (bateria) ; Brannen Temple (bateria [faixas: 1, 2, 4 a 11]; Anson Funderburgh (guitarra [faixas: 2, 6, 7, 10, 11], Yates McKendree (guitarra [faixas: 1, 2, 4, 5, 8, 9]; Terry Wilson (guitarra, teclados, percussão); Steve Krase (gaita [faixas: 3, 4, 6, 9, 10, 11]; Darrell Leonard (instrumentos de sopro [faixas: 2, 3, 8, 11]; Kevin McKendree (teclados [faixas: 1, 2, 4 a 11]; Yates McKendree (guitarra rítmica [faixas: 6, 7, 10, 11]; Terry Wilson (Slide Guitar); Teresa James (Coro [1, 2, 4 a 9];

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=2vy9w82DpM8

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2022 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: JOHN MITCHELL (BluesBlast Magazine)

 

Nenhum comentário: