playlist Music

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

YELENA ECKEMOFF - COLORS LIVE AT KITO BREMEN (L&H Production)

A compositora e pianista Yelena Eckemoff em “Colors (L&H Production, 2019)” estava em um dueto com o baterista Manu Katche, uma singular instrumentação na sua lista sempre crescente de obras. Suas contribuições foram tão singulares, que quando ela teve uma oportunidade para celebrar o lançamento do álbum com exibição ao vivo da música no KITO, em Bremen, Alemanha, em 2019, e Katché não pode participar do trabalho, ela optou por tocar sozinha em vez de contratar outro baterista. Foi a primeira vez em 15 anos, que ela assumiu o palco como solista, desde que ela parou de atuar como pianista de concerto clássico após iniciar sua jornada no jazz.

Para esta performance ao vivo, ela manteve a ordem original do álbum, porque a história atrás dele representava cores como etapas da vida, do nascimento (branco) à morte (preto). Não tendo um baterista mantendo tempo, ela tocou mais livremente, focando em nuances do fraseado. Os tempos escolhidos foram completamente diferentes (frequentemente mais rápidos) em relação aos que tocou com Katché. A despeito disto, o tamanho das peças estiveram próximo da gravação anterior em sua maioria, que provavelmente ilustra a força das estruturas composicionais.

A abertura "White" é uma exceção a esta regra, durando um pouco mais de metade do tamanho do que foi gravado. Muito da diferença do tempo pode ser exposta pelo andamento.  A versão em dueto apresentou chamada e resposta, com o tema apresentado após alguma preparação. A versão solo lança o tema quase imediatamente, e o toque de Eckemoff é solto e rapsódico. Enquanto reconhecível como a mesma composição, o tratamento solo lança uma nova luz sobre ela.

"Orange" mantém seus sentimentos de blues a partir do original, como faz "Green". "Blue" é outra faixa que é interpretada em forma mais compacta em solo de piano, mas, aqui, a forma define a música, produzindo uma versão próxima do original. Assim continua através do final, "Black", no qual Eckemoff conclui o espectro em um humor reflexivo, embora felizmente não tão sombrio como o tema da cor implica. A performance original do dueto destacou Eckemoff como pianista e compositora. Esta versão solo o faz mais fortemente. É uma adição valorosa  à sua discografia, seguramente para interessar os fãs do seu trabalho.

Faixas: White; Pink; Orange; Green: Violet; Indigo; Blue; Red; Brown; Bordeaux; Yellow; Aquamarine; Grey; Black.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Dm1Ptgjfbb4

Fonte: Mark Sullivan (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: