playlist Music

domingo, 21 de janeiro de 2024

CARL FISCHER - MAYNARD FERGUSON SPIRIT MEDLEY

Como Charlie Parker, é um fato indiscutível que o grande trompetista Maynard Ferguson, que faleceu em23 de Agosto de 2006, inspirou mais trompetistas através de todos gêneros musicais que qualquer outro moderno instrumentista. Um destes que dispendeu tempo significativo como um excepcional instrumentista com e como assistente de Ferguson é Carl Fischer. Com esta soberba performance e gravações realizadas e produzidas de forma única, Fischer apresenta uma verdadeira hagiografia musical animada de Ferguson.

A faixa com extensão de 16 minutos cobre seleções que saúdam a produção de Ferguson nos seus anos na Mercury, Roulette e Columbia. Não é surpreendente desde que Fischer, como intérprete e produtor, possui uma sólida afetividade pela história do trompete no jazz. Por exemplo, ver seu trabalho criando e atuando T.ȄT.I. ("Tribute to Evolutionary Trumpet Icons – NT: Homenagem aos Ícones do Trompete Evolucionário, em tradução livre"). Os trompetistas mais jovens e fãs de Ferguson podem não estar ciente dos lados iniciais de Ferguson, entretanto, este medley é uma introdução fina.

O Medley inicia com o sucesso mais comercial de Ferguson, "Rocky" de Bill Conti, Fischer brilhantemente atua aqui e através da sessão inteira. A exótica "Indian Raga" e "Chameleon" de Herbie Hancock e Harvey Mason, que são faixas excitantes, continua o foco nas gravações mais contemporâneas de Ferguson. Num golpe de gênio da produção, o "Spirit Medley" incorpora a voz gravada atual de Ferguson tão bem quanto a narrativa da orientação de Fischer que o mestre lhe tinha contado.

O que é digno de nota é o fato de que Fischer, como Ferguson indica uma citação dita, é seu próprio homem. Seu toque é deslumbrante e ele demonstra um comando total do instrumento "inalterável". As suas peças de rastreio (tocando trombone, "Firebird" trompete, dentre outros) e adicionando sabiamente a eletrônica é mais um golpe fino. O suporte maravilhoso dos instrumentistas buscam o espírito do medley e circundam o líder com firmeza e grande suporte rítmico e melódico.

Dois destaques são as maravilhosas interpretações de Fischer de "Tenderly" e a aquecida "Fox Hunt". O primeiro emanou da gravação “Swingin' My Way Through College (Roulette Records, 1958)” de Ferguson. O som grandioso de Fischer apresenta o amor sonoramente óbvio de amor e respeito que ele tem por seu antigo empregador. Em "Fox Hunt", um trio crepitante de trompete (todos de Fischer), sua fenomenal proficiência no Bop é tão excitante como sempre. "Birdland" do Weather Report completa o verdadeiramente inspirador medley MF em uma grande forma de audição.

“Maynard Ferguson Spirit Medley” é um passeio poderoso dos trompetes e será certamente bem recebido pelos fãs de Ferguson e Fischer. O que torna o trabalho tão brilhante é seu toque fino, inovação e, "Mayn", de fato, o seu espírito é um deleite contagiante

Faixas: Medley: Rocky, Indian Raga, Chameleon, Fox Hunt, Tenderly, Birdland.

Músicos:Carl Fischer: trompete, sax soprano,"Firebird" trombone de válvula, flugelhorn, vocal;Stephen Wright: segundo trompete e vocal em "Birdland";Ron Oswanski: teclados em Birdland; LaRue Nicholson: guitarra elétrica; Patrick Bettison: baixo; Kenry Walker: "Skylab" baixo em "Chameleon" and "Birdland"; Luis Alicea: bateria.

Fonte: Nicholas F. Mondello (AllAboutJazz) 

 

Nenhum comentário: