playlist Music

sábado, 20 de janeiro de 2024

ERI YAMAMOTO TRIO - A WOMAN WITH A PURPLE WIG (Mahakala Music)

A pianista Eri Yamamoto nasceu e cresceu no Japão, mas ela reside em Nova York há 20 anos. Ela estava lá em Março de 2020 quando a COVID-19 sacudiu o mundo e o então Presidente Trump começou a chamar a doença de uma "gripe chinesa".  Um dia, enquanto esperava iniciar um concerto em local aberto, ela foi confrontada por um estranho que lhe tirou o chapéu, pisou o teclado eléctrico que ela trazia e a chamou de "(alerta sonoro) Chinês", que tinha "desarrumado o mundo".

Ela atuou em seu concerto naquele dia, mas ficou traumatizada por aquele incidente que durante dois anos ela só saía uma vez por mês. Quando ela o fez, ela usava máscara, óculos escuros, um chapéu e uma peruca roxa para esconder completamente a sua identidade asiática. Esta experiência é a estória por trás do título deste álbum. Yamamoto canta com uma voz desarmante e natural sobre a compra da peruca e como o seu disfarce lhe dava um sentimento de invisibilidade e segurança conforme a música do seu trio balança impecavelmente atrás dela. Ela soa fragilizada, mas ao mesmo tempo, forte e desafiadoramente vulnerável, sentimentos resumidos na forma como ela canta as palavras do refrão: "Eu sou apenas uma mulher / Não me machuque / Não me machuque".

Yamamoto também canta em outra faixa do álbum, "Colors Are Beautiful". Na superfície, esta é uma canção silenciosamente digna sobre a gama de cores encontradas na natureza, mas facilmente significaria a beleza de diferentes cascas de cores e raças encontradas neste mundo. As outras cinco faixas são instrumentais, capturando a intricada interação entre o piano da líder e o trabalho dos outros membros de longa data do seu trio, o baixista David Ambrosio e o baterista Ikuo Takeuchi. Eles atuam juntos, suavemente, como um trio de Paul Bley no ruído elástico de "Sounds of Peace" e uma brincadeira em torno de grupos de Ahmad Jamal em "Shout". Na "Internal Beat" com oscilações barulhentas do baixo de Ambrosio e a irrequieta afinação dos tambores de Ikeuchi faz um belo pano de fundo, que permite Yamamoto voar sobre e criar redemoinhos através de variações em um fragmento de "Haitian Fight Song" de Charles Mingus.

O álbum inteiro é excelente com o trio em forma soberba, mas que persiste na mente é a honestidade desprotegida e a calma determinada da voz de Eri Yamamoto conforme ela canta a canção título, uma comovente refutação à raiva e aos conflitos dos últimos anos. Este álbum é algo especial, o mais fino trabalho da sua carreira.

Faixas: Challenge; A Woman with a Purple Wig; Ends to Start; Colors Are Beautiful; Sounds of Peace; Shout; Internal Beat.

Músicos: Eri Yamamoto: piano, vocal (2,4); David Ambrosio: baixo; Ikuo Takeuchi: bateria; Rika Yamamoto; Bruce Barth, Ikuo Takeuchi, Rich Lamb: coro (4).

Fonte: Jerome Wilson (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: