playlist Music

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

GEORGE COLEMAN - LIVE AT SMALLS JAZZ CLUB (Cellar Music group)

O saxofonista tenor, George Coleman, uma semana passado seu 87º aniversário, quando “Live at Smalls Jazz Club” foi gravado em Março de 2022, não cedeu uma polegada ao Pai Tempo, patinando para cima e para baixo em seu instrumento com consciência e agilidade de alguém muitos anos mais jovem. É inteiramente apropriado que este álbum seja uma parte da série Smalls Living Legend, como Coleman facilmente se qualifica para essa honra.

Antes de avaliar a música, uma breve nota lateral: Coleman estava ao vivo como poderia, e ele e seu quarteto estavam atuando no Smalls Jazz Club em Nova York, mas não havia audiência, a menos que fosse mais silenciosa do que o comum. Falando do quarteto, cujos membros são o pianista Spike Wilner, o baixista Peter Washington e o baterista Joe Farnsworth e seções rítmicas não são construídas muito melhor do que isso.

Quanto ao material, que é de primeira classe, com cinco grandemente admirados standards complementados com a animada "Meditation" de Antônio Carlos Jobim, a solar "Blues for Smalls" de Coleman e a agitadora de bandeiras "Four" de Miles Davis (baseado em outro standard, "How About You") cuja suave introdução flexível se transforma em um modo suingante completo. Após a abertura com "Four", Coleman e seus companheiros refraseiam "At Last" de Mack Gordon e Harry Warren e "My Funny Valentine" de Rodgers e Hart antes de saudar "Meditation".

"Blues for Smalls" é a próxima seguida por "The Nearness of You" de Hoagy Carmichael, a peã para a cidade, "New York, New York" de John Kander e Fred Ebb e "When Sunny Gets Blue" de Marvin Fisher. Conforme notado, não há nada desagradável naquele depósito. O quarteto toca perfeitamente como uma unidade, enquanto os solos, desnecessário dizer, estão em boas mãos. A qualidade é exemplar, a hora de brincar (setenta e dois minutos) é mais que generosa. Numa época da vida em que a maioria das pessoas está feliz por estar viva e no sofá, Coleman reafirma sua maestria para soprar tempestuosamente, enquanto exibindo às gerações mais novas, que esta experiência pode realmente ser um indispensável professor.

Faixas: Four; At Last; My Funny Valentine; Meditation; Blues For Smalls; Nearness Of You; New York, New York; When Sunny Gets Blue.

Músicos: George Coleman: saxofone tenor; Spike Wilner: piano; Peter Washington: baixo; Joe Farnsworth: bateria.

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: