playlist Music

domingo, 14 de janeiro de 2024

LUCIANA SOUZA – COMETA (Sunnyside Records)

Luciana Souza e o Trio Corrente habitam as profundas interseções das práticas da música brasileira e do jazz, um reino de Souza, para olhar duas vezes o traje de Iemanjá-Senhora Liberdade fica em algum lugar no Atlântico (veja a capa do álbum). Eles compartilham o ar rarefeito conforme os vencedores do Grammy, como compositores e como intérpretes. Parece inevitável que eles colaborariam eventualmente. Um fã do Trio Corrente desde seu começo (2001), Souza encontrou o baterista Edu Ribeiro em um espetáculo de ensino, então reconectou com ele e com o pianista Fabio Torres numa gravação de 2008, onde eles eram músicos secundários. Torres convidou-a para se unir ao Trio Corrente para uma excursão brasileira em 2022, aprofundando um relacionamento e liderança dela para uma proposta de gravação. “Cometa” é um resultado feliz.

O álbum foi gravado em São Paulo com o produtor Larry Klein no controle da sala em Los Angeles. Com apenas um ensaio e dois dias de gravação, eles atraíram inspiração de Elis Regina e Zimbo Trio no meado dos anos 1960, que frequentemente tinham colaborado no novo material do programa de televisão brasileiro, O Fino da Bossa (incluindo canções como "Vem Balançar", composta pelos pais de Souza, Walter Santos e Tereza Souza). Para Regina e Zimbo Trio, restrições de tempo resultaram em um ar livre, déficits de ensaio compensado pelo fato de os quatro trabalharem juntos regularmente, afiando suas habilidades para criar arranjos excepcionais no momento. Trio Corrente projeta uma similar comunicação, quase telepática, graças à sua longa associação. Ela soube como "vir para a situação, que plenamente formou, e não perturbar o que funciona" conforme ela colocou.

A faixa que abre o álbum, "Você Já Foi à Bahia" (Have You Been to Bahia Yet?) de Dorival Caymmi, uma faixa perfeita com três minutos estabelece a entonação. O hábil arranjo de Souza, que inicia com uma série de chamada e resposta de sucessos culminando em um lançamento rítmico em um balanço de samba na segunda seção, ajusta-se diretamente à vibração do trio, soando muito de uma peça com o arranjo de Paulo Paulelli de "Requebre Que Eu Dou um Doce" outra composição de Caymmi no programa. As canções de Caymmi também destacam o virtuosismo de Souza com um texto provocador. A faixa líder é seguida por uma concisa rodada de solos brincalhões, começando com seu scat. O clima combina com o desejo dos músicos de projetar "leveza e celebração".

Enquanto o programa apresenta peças de grandes compositores brasileiros—Caymmi, Ary Barroso, Djavan, Paulinho Da Viola, Antônio Carlos Jobim—Souza quis a banda para "atuar como compositores também", cada um trazendo inéditas e arranjos. Junto com o arranjo de Caymmi, suas contribuições incluem um excelente arranjo para "Pra Machucar Meu Coração" de Barroso cocriado com Torres, uma letra pungente para a adorável "Cometa" de Ribeiro e a sua própria "Bem Que Te Avisei" (Well I Warned You), uma fantástica canção com uma letra astuta em uma forma com trinta e dois compassos, que parece destinada a vir a ser um standard brasileiro de jazz.

Espera-se que “Cometa” venha a ser a primeira de muitas colaborações de Luciana Souza e o Trio Corrente, com muitas oportunidades— no Brasil, nos estados Unidos e em qualquer lugar, para que se possa ouvir estes músicos extraordinários juntos e ao vivo.

Faixas: Você Já Foi à Bahia; Pra Machucar Meu Coração; Ventos do Norte; Sem Você; Rumo dos Ventos; Baião Joy; Bem Que Te Avisei; Quando Você Vier; Requebre que Eu Dou um Doce; Cometa.

Músicos: Luciana Souza: vocal; Edu Ribeiro: bateria; Fabio Torres: piano; Paulo Paulelli: baixo.

Fonte: Katharine (Katchie) Cartwright (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: