playlist Music

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

RUSS LOSSING - ALTERNATE SIDE PARKING MUSIC (Aqua Piazza Records)

O pianista Russ Lossing não é de deixar o tempo de inatividade imposto ser desperdiçado. A imposição vem das regulações de Nova York relativas ao estacionamento lateral alternativo, apenas um dia por semana neste estacionamento de carro em um lado da rua para fins de limpeza. O movimento noturno do carro causa empurrões. Às vezes, se abrem pontos que não estão prontamente disponíveis. Estacionamento paralelo é frequentemente requerido, como é (temporário, nós podemos assumir) o duplo estacionamento. Temos resultados do tempo no assento do motorista. Lossing se apropriou deste tempo para compor as músicas para “Alternate Side Parking Music”.

Isso pode parecer estranho para um tema de álbum — um álbum completo, não apenas uma simples composição — mas na pena de Lossing seu toque de piano está com um quarteto de primeira linha— um piano liderando uma seção rítmica e instrumentista de sopro— faz o seu trabalho.

O suporte ímpar é uma das chaves.

"Honk" inicia o trabalho. É uma canção angular com um ritmo que para e segue e evocando cenas de vai-e-vem, jogo de xadrez reverso/avançado com movimentos de estacionamento na tentativa de reivindicar uma vaga no meio-fio. Impaciente corrida no tamborilar com os dedos, no trabalho de piano, deve significar o sentar, ainda, atrás do volante esperando por uma abertura. "Move It Over" inicia ameaçadoramente com o baixo agressivo de Matt Pavolka e a marcha militar distorcida do baterista Dayeon Seok. O sax tenor de Adam Kolker soa como uma ameaça de chutar a bunda de alguém —palavras certamente ouvidas nas ruas de Nova York durante o tempo do movimento do carro. Lossing está no Fender Rhodes, suas notas eletrônicas soando como ecos ricocheteando em pára-lamas de metal.

"Meter Maid" (provavelmente não é "Lovely Rita") parece ser a primeira tentativa, a seção rítmica atua no vermelho, mas procurando a confusão na bateria de Seok. Porém, as coisas viram geleia quando o tenor de Pavolka chega, Lossing perseguindo-o para cima e para baixo na rua. Então Lossing passa para o Rhodes outra vez e um insistente balanço emerge —talvez a empregada do medidor deu alguns tapas nos pára-brisas e desenvolveu uma atitude.

Atitude é outra chave. Lossing e seu quarteto a tem, levando o formato de sax-e-seção rítmica, testado e comprovado, para um novo território.

Faixas: Honk...; Cloned; Next 3 km; Move It Over; Parallel Park; Double Park...; Rain/Ramadan; Meter Maid...; Cloned Again; Turn...".

Músicos: Russ Lossing: piano, Fender Rhodes, Wurlitzerelectric piano; Adam Kolker: clarinete baixo, saxofones tenor e soprano; Matt Pavolka: baixo; Dayeon Seok: bateria.

Fonte: Dan McClenaghan (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: