playlist Music

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

STEVE GADD, EDDIE GÓMEZ, RONNIE CUBER, WDR BIG BAND - CENTER STAGE (Leopard)

Emoções misturadas devem salientar esta resenha. “Center Stage”, apresentando o baixista Eddie Gomez, o baterista Steve Gadd e o saxofonista barítono Ronnie Cuber com a soberba orquestra alemã WDR Big Band conduzida por Michael Abene, foi gravado em Colônia em Janeiro e Fevereiro de 2022. Lamentavelmente, Ronnie Cuber faleceu em Outubro, pouco depois do álbum ter sido lançado.

Este foi o último trabalho de Cuber, que troveja alto sobre os telhados, com seus solos (em cada um dos nove números do álbum) e as passagens melódicas, modelos de perspicácia e controle, emprestando inflexível vigor e profundidade à sessão. Em outras palavras, uma forma maravilhosa de gravar o arco final  Tanto quanto por Gomez , quanto por Gadd, o balanço alegre prevalece mais, assegurando que o ritmo (com a ajuda do guitarrista Bruno Müller, do pianista Simon Oslender e do organista Bobby Sparks II) está em ótimas mãos.

A sessão inicia com uma nota comovente em "Signed, Sealed, Delivered" de Stevie Wonder e permanece lá para leituras terrenas de temas geniais, mas despretensiosos de Bob Dylan, Otis Redding, Buddy Miles, Wilton Felder, Bill Doggett e um par de Gadd ("Lucky 13" e "My Little Brother"). "Che Ore So" de Pino Daniele está alinhada e com temperamento com balanço latino atrás de solos calorosos de Gómez, Cuber e do trombonista Ludwig Nuss. Nuss é um dos quatro solistas classificados pela WDR. Os outros são a saxofonista alto Karolina Strassmayer que intercambia solos com Cuber em "Watching the River Flow” de Dylan, o saxofonista tenor Paul Heller ("Them Changes" de Miles) e o trombonista Andy Hunter ("Honky Tonk/I Can't Stop Loving You" de Doggett).

Ao lado de "Che Ore So", estão os solos de Gómez em "Watching the River" e "Lucky 13", de Gadd em "Signed, Sealed", "Way Back Home" de Felder e "My Little Brother", Muller em "Watching the River", "I Can't Turn You Loose" de Redding' e "Them Changes", Oslender em "Signed, Sealed", "Them Changes" e "Honky Tonk". Há dois solos de órgão de Sparks, em "I Can't Turn You Loose" e "Honky Tonk". Para a WDR, está tudo no bolso até o final, explodindo como se soul e funk fossem seu natural habitat e geralmente mantendo o empreendimento suingante. Para os entusiastas de big-band, uma escolha positiva bastante óbvia.

Faixas: Signed, Sealed, Delivered; Watching the River Flow; I Can't Turn You Loose; Che Ore So; Them Changes; Way Back Home; Lucky 13; Honky Tonk / I Can't Stop Loving You; My Little Brother.

Músicos: Michael Abene: piano; Steve Gadd: bateria; Eddie Gomez: baixo; Ronnie Cuber: saxofone, barítono; WDR Big Band: banda/orquestra; Bobby Sparks II: órgão, Hammond B3; Bruno Müller: guitarra; Simon Oslender: teclados.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=zeogjeI39tw

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz) 

 

Nenhum comentário: