playlist Music

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

TYSHAWN SOREY TRIO – CONTINUING (Pi Recordings)

Os ouvintes de Tyshawn Sorey que foram desmamados das suas gravações na Pi Recordings, “The Inner Spectrum of Variables (2016)”, “Verisimilitude (2017)” e “Pillars (2018)”, estavam, provavelmente, despreparados para o suingante lançamento do trio “Mesmerism (Pi, 2022)”. Com o multi-instrumentista Sorey na bateria, Aaron Diehl no piano e Matt Brewer no baixo, o grupo apresentou um dos melhores álbuns de trio de piano do ano. Mais tarde, em 2022, eles lançaram uma gravação ao vivo, “The Off-Off Broadway Guide to Synergism” (também pela Pi), adicionando o saxofonista Greg Osby e substituindo o baixista Russell Hall por Brewer. O trio de “The Mesmerism” retorna para “Continuing”, tomando uma abordagem extensa para a interpretação de standards.

Sorey assume um clássico frequentemente gravado como "Angel Eyes" e três trabalhos menos conhecidos de Wayne Shorter, Ahmad Jamal e Harold Mabern. "Reincarnation Blues" é caloroso e convidativo, tocada lentamente e permitindo que os ouvintes mergulhem totalmente na fascinante interação do trio. Tarde na troca, Diehl irrompe e muda o ritmo com uma improvisação inventiva. "Seleritus", de Jamal, é animada e energética, exibindo os balanços cativantes do trio e interação brincalhona. A interação rítmica entre Sorey, Diehl e Brewer é contagiante, e o entusiasmo deles é palpável. A versão de catorze minutos da versão de "Angel Eyes" lentamente desdobra com Diehl e Brewer. Sorey demora antes de pontuar sutilmente o clima. "In What Direction Are You Headed" encerra o trabalho com talento improvisador. A habilidade do trio para ouvir e responder entre si em tempo real cria uma sensação de telepatia.

“Continuing” é ainda mais acessível do que “Mesmerism”, mas as duas peças companheiras são maravilhosas. Há um bom negócio de calor neste álbum. Às vezes, sente-se confortável para alimentar os ouvidos, mas servido em um prato bem quente. Diehl e Brewer têm estofo, que são substancialmente mais convencionais do que Sorey. Diehl trabalhou com músicos como Branford Marsalis e Cecile McLorin. Brewer com Terence Blanchard e Aaron Parks. O que o faz mais marcante para ouvir a extraordinária exibição de brilhantismo nesta relativamente formação recente. Sorey continua desafiando a classificação, constantemente envolvente e estonteante com sua versatilidade e variedade.

Faixas: Reincarnation Blues; Seleritus; Angel Eyes; In What Direction Are You Headed.

Músicos: Tyshawn Sorey: bateria; Aaron Diehl: piano; Matt Brewer: baixo.

Fonte: Karl Ackermann (AllAboutJazz
 

Nenhum comentário: