playlist Music

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

DONNY McCASLIN - I WANT MORE

A palavra hifenizada ‘quebra-de-limites’ está frequentemente jogada tão casualmente como uma descrição da música de uma banda nestes dias, que o termo parece ter perdido todo seu significado. Se na realidade muito pouca música esteja merecendo o termo, um dos candidatos deste ano tem de ser o quarteto do saxofonista-compositor Donny McCaslin, emocionando com o novo lançamento, “I Want More”, a terceiro gravação deles desde a inspirada parceria  com o ícone do rock , David Bowie, em seu álbum “Blackstar” , que foi o canto do cisne dele. A enorme e duradoura inspiração que Bowie teve na banda não para nesta gravação, mas McCaslin em “I Want More” talvez chega mais perto de descobrir um novo mundo de som, que é distinto daquele que ajudou a criar “Blackstar”. É um impacto excepcionalmente contundente, direto, uma gravação em estúdio que une organicamente elementos de eletrônica, post-rock, jazz e improvisação mais persuasivamente que talvez qualquer coisa antes.

O sax tenor de McCaslin corajosamente contrasta surgindo com frases ondulantes com linhas melódicas ascendentes sonhadoras e sobrenaturais microtons pós-Ornette, e são impulsionados em vez de diluído por vários efeitos e tratamentos eletrônicos e de estúdio. Porém, é um trabalho efetivo da banda, e nunca há um momento monótono. Em ‘Bodyblow’, os persistentes golpes do tenorista e uivos ferozes, ao lado das batidas com passagens métricas do influente baterista Guiliana, harmoniza com seu título pugilístico. ‘Landsdown’ coloca o baixo inventivo e pulsante de efeitos de Lefebvre contra as entonações tristes e longas de McCaslin e nenhuma clareza é perdida, quando um quarteto de cordas convidado intervém para sinalizar uma mudança repentina da cena. O crédito é também devido ao produtor de rock alternativo David Fridmann e o ultraimaginativo sintetizador/wurlitzer do colorista Jason Lindner que contribui para fazer a gravação tão importante quanto uma peça de eletrônica contemporânea como é o jazz e a improvisação.

Faixas

1.Stria 05:37

2.Fly My Space Ship 04:23

3.Hold Me Tight 04:31

4.Body Blow 05:48 video

5.Big Screen 04:11

6.Turbo 05:55

7.Landsdown 05:10

8.I Want More 07:22

Faixas: Donny McCaslin – saxofone tenor, flautas; Jason Lindner- sintetizadores, wurlitzer; Tim Lefebvre – baixo; Mark Guiliana – bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=m6lvYCn3LSs

Fonte: Selwyn Harris (JazzWise)

 

 

Nenhum comentário: