playlist Music

domingo, 11 de fevereiro de 2024

FRANCO AMBROSETTI – NORA (Enja Records)

O álbum de Franco Ambrosetti é chamado simplesmente “Nora”. Curto e suave, quatro letras, duas sílabas. Porém, poderia facilmente ter sido chamado "Franco Ambrosetti with Strings" conforme o trompetista e flugelhornista suíço segue a orquestra na trajetória do saxofonista alto Charlie Parker e seu inovador “Charlie Parker With Strings (Verve, 1950)”, a do trompetista Chet Baker, “Chet Baker with Strings (Columbia, 1953)” ou a do trompetista Clifford Brown, “Clifford Brown with String (Verve, 1955)”.

As primeiras incursões no jazz orquestral estabelecem o modelo de cenários exuberantes espalhados para mostrar a proficiência dos artistas de jazz, que escolhem ir neste caminho. O gênero de "With Strings" parece ter uma Joviana gravitacional para um bom percentual de instrumentistas sérios de jazz, Franco Ambrosetti sendo um deles.

Para “Nora” ele chamou o pianista e compositor, vencedor do Grammy, Alan Broadbent para os arranjos, uma magnífica orquestra de cordas com 22 integrantes e uma espetacular seção rítmica formada pelo guitarrista John Scofield, pelo baixista Scott Colley, pelo pianista Uri Caine e pelo baterista Peter Erskine, para ajudá-lo a elaborar um trabalho de relaxadas explorações da sua composição "Nora's Theme", a abertura do disco, e um punhado de reinterpretações, de "All Blues" de Miles Davis à familiar "Autumn Leaves" e "After The Rain" do saxofonista John Coltane.

Nascido em 1941, Ambrosetti está movimentando-se em sua nona década com o sabor de elegância e um sentimento para o romance e a moderada majestade de acompanhamento orquestral habilmente arranjado. Ele está simplesmente impecável com seu instrumento, sua marcante pureza de entonação e fraseado nuançado. Seu toque é medido e deliberativo, permitindo uma completa experiência imersiva de doçura e exuberante beleza das cordas, mas, também, assertivo o bastante para exibir a sua capacidade infalível e aparentemente sem esforço para acrescentar beleza à melodia familiar com seu instrumento.

E uma nota para o som, é tocado como uma: "Nova tecnologia de som em 3D [que] oferecerá aos ouvintes uma nova experiência sonora, quando eles prepararam Nora". De fato.

Faixas: Nora's Theme; Morning Song of a Spring Flower; All Blues; Falling in Love; Autumn Leaves; Sweet Journey; It Happens Quietly; After the Rain.

Músicos: Franco Ambrosetti: trompete; John Scofield: guitarra; Uri Caine: piano; Peter Erskine: bateria; Scott Colley: baixo.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=3vbxehHqTWk

Fonte: Dan McClenaghan (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: