playlist Music

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

FRANK GRATKOWSKI, SIMON NABATOV - TENDER MERCIES (Clean Feed Records)

Esta coleção de sete duetos do pianista Simon Nabatov e do saxofonista/flautista/clarinetista Frank Gratkowski estabelece-se como um destes tempos em que o termo do falecido Misha Mengelberg " composição instantânea" para uma série de encontros que fazem sentido absoluto. Talvez isto não seja surpresa, considerando as histórias dos protagonistas e base compartilhada na cidade alemã de Colônia.

Na verdade, a sua associação remonta pelo menos a 1999, quando o saxofonista apareceu  como parte de um quarteto em  Nature Morte (Leo) de Nabatov, mas é um relacionamento que foi renovado inúmeras vezes desde então, principalmente em um lançamento anterior da dupla, “Mirthful Myths (Leo, 2017)” e , com a adição do baterista Dominik Mahnig, em “Dance Hall Stories (Leo, 2020)”.

Os floreios em uníssono do piano e do saxofone alto que iniciam a abertura de "Turn Of Events" poderia ter saído direto da página. A conexão não desaparece mesmo à medida que progridem através de uma sucessão de diferentes estados de espírito: piano romântico entrelaçado com saxofone alto ligeiramente ácido; texturas de balada; linhas desenrolando-se simultaneamente, entrelaçando-se umas nas outras como plantas competindo por luz; uma corrida desordenada, seguida por um resfriamento repentino. Essas escapadas mercuriais são ainda mais possíveis pelo formato reduzido, e a dupla aproveita ao máximo essas possibilidades em cada faixa.

Gratkowski desencaixa um arsenal de instrumentos de sopro, transitando entre o saxofone alto, flauta, clarinete e clarinete baixo, e variando seu ataque de tons puros a gritos, balidos, sussurros e multifônicos trêmulos. Nabatov encarna uma montanha de técnica, mas não deixa que isso atrapalhe o que a música precisa no momento. Embora ele revele ideias independentes em cada mão, ouçam os efeitos particularmente bons em "Safe Home", ele também não foge da melodia ou de marcadores estilísticos como a sensação quase ragtime mais tarde na mesma faixa. Às vezes, tal mistura de abstração e acessibilidade lembra o clássico “Duets 1976 (Arista, 1976)” de Anthony Braxton e Muhal Richard Abrams.

Nabatov e Gratkowski guardam os episódios mais catárticos para a conclusão, "Disgruntled Settlement", um exame de extremos nos quais Gratkowski justapõe os borrões do clarinete baixo com assobios no registro do guincho do morcego, conforme Nabatov ensaia oscilando em grupos de graves intercalados com salpicos da mão direita nos agudos. Gradualmente, o pianista escava uma figura rítmica que a princípio sustenta, então ancora as explosões, até que eventualmente se torna a base de uma repetição conjunta final, que fornece a resolução esperada.

Para completar, encerra um álbum que ao mesmo tempo deslumbra e encanta.

Faixas: Turn of events; Tender mercies; Safe home; Cagey; Layers of disguise; Surfaces; Disgruntled settlement.

Músicos: Frank Gratkowski ( saxofone alto,flauta, clarinete,clarinete baixo); Simon Nabatov (piano).

Fonte: John Sharpe (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: