playlist Music

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

GEORGE FREEMAN - THE GOOD LIFE (HighNote Records)

Para o guitarrista George Freeman “The Good Life” tem também uma vida longa. Ele era um elétrico dedos ágeis de noventa e cinco anos, quando este esplêndido álbum foi gravado em Maio e Junho de 2022, que torna tudo ainda mais doloroso por participar da última gravação do mestre do órgão, Joey DeFrancesco, que faleceu de um ataque do coração três meses depois com uma idade relativamente nova, aos cinquenta e cinco anos.

Freeman, aqui, lidera dois trios, o primeiro com DeFrancesco no órgão e Lewis Nash na bateria (faixas 1-3), o segundo com Christian McBride no baixo e Carl Allen na bateria. Freeman toca uma guitarra doce e suave, usando execuções de notas únicas bem formadas para sublinhar seu cândido e sempre engajado ponto de vista. DeFrancesco, enquanto isso, em seu usual e incrível ânimo e com dedos rápidos, empresta ardor e intensidade para esta sessão admirável. Nash é um mantenedor de tempo astuto e firme, como é Allen. Quando McBride assume para DeFrancesco, na quarta faixa, há uma diferença perceptível na modulação, mas não na musicalidade. A batida, simplesmente, segue.

Freeman, DeFrancesco & Nash iniciam com uma suave e comovente leitura do standard "If I Had You", mantendo esta postura no blues embaralhado, "Mr. D", e encerram com a única osciladora da bandeira do álbum, "Up and Down", na qual Nash e DeFrancesco brandem suas proficiências superiores, enquanto Freeman mantém o passo em sua forma mais descontraída. "Lowe Groovin'", que apresenta o segundo trio, é relaxada e reflexiva, diferente da dinâmica "1, 2, 3, 4", que segue. "Sister Tankersley" é outro hino reflexivo, como é "The Good Life", que fecha a sessão. Allen está modesto ainda que firme como uma rocha, enquanto a profunda entonação do baixo de McBride é estonteante se solando ou acompanhando.

Embora este álbum pudesse ter sido beneficiado por momentos mais animados, esta é uma pequena queixa, pois tudo o que é oferecido é exemplar. Assim, quatro estrelas para a excelência total, mais uma recomendação sem reserva.

Faixas: If I Had You; Mr. D; Up and Down; Lowe Groovin’; 1, 2, 3, 4; Sister Tankersley; The Good Life.

Músicos: George Freeman - guitarra; Joey DeFrancesco: órgão, Hammond B3; Christian McBride: baixo; Lewis Nash: bateria; Carl Allen: bateria.

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz) 

 

Nenhum comentário: