playlist Music

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

IVAN LINS - MY HEART SPEAKS (Resonance Records)

O vocalista e compositor brasileiro Ivan Lins gravou cerca de cinquenta álbuns desde 1970, mas não gravou um ao longo de dez anos. Agora, este múltiplo vencedor do Grammy latino reemerge com o soberbo e convidativo “My Heart Speaks”, talvez a gravação mais impressionante e exuberante de sua longa e distinta carreira. Uma característica importante aqui é a extraordinária colaboração com a Orquestra Sinfônica de Tblisi, de 91 integrantes, a orquestra mais popular da República da Geórgia na Europa Oriental, sob a direção do maestro Maestro Kakhidze, que está onde o elemento "exuberante" desta bela gravação vem à tona.

O produtor George Klabin, fundador da Resonance Records, contratou seu "amigo de longa data e arranjador brilhante ", residente em Los Angeles e o arranjador Kuno Schmid para servir como coprodutor e arranjador de todas as canções. Klabin, em seguida, reuniu um grupo de estrelas com o pianista Josh Nelson, o guitarrista brasileiro Leonardo Amuedo, o baixista Carlitos del Puerto e o baterista brasileiro Mauricio Zottarelli. O convidado especial, o trompetista Randy Brecker, na canção "Missing Miles" acompanha Lins no vocal sem palavras, completa o elenco dos instrumentais de cada faixa. As vocalistas, convidadas especiais, Dianne Reeves, Jane Monheit e, a vencedora do Sarah Vaughan International Jazz Vocal Competition, a artista em ascensão, Tawanda, foi adicionada posteriormente.

Aqui está um maravilhoso álbum vocal de jazz com um repertório de bossa nova, samba e outros ritmos brasileiros calorosamente expressos pelo vocal sussurrado de Lins em oito canções deslumbrantes do seu extenso catálogo, todas vocalizadas em português como na dinâmica abertura, "Renata Maria", em "Não Há Porque", "Congada Blues", "Easy Going" dentre outras.

As performances dos artistas convidados iniciam com a faixa título "The Heart Speaks", apresentando a dinâmica Dianne Reeves em uma melodia absolutamente adorável que alcança o coração. A vocalista Tawanda demonstra porque ela é um talento para se cuidar, com uma performance emocional na canção de amor "I'm Not Alone", enquanto a incomparável Jane Monheit é a última vocalista convidada, aparecendo em "Rio (Rio de Maio)" com outra performance de destaque. Quando se ouve a música de Ivan Lins em “My Heart Speaks”, pode ficar mais claro que Lins não está apenas cantando, mas sentindo emoção, intensidade e amor, contando uma estória através da música. Conforme escrito nas notas de James Gavin, "Lins canta com uma vulnerabilidade ainda muito juvenil e desejo" após numerosos álbuns de legado, "nenhum deles tão suntuoso quanto este". Isto diz tudo. Este é de fato uma joia de álbum.

Faixas: Renata Maria; The Heart Speaks (Antes e Depois); Não Há Porque (There’s No Reason Why); I’m Not Alone (Anjo de Mim); Congada Blues; E Isso Acontece (And This Happens); Easy Going; Corpos (Bodies); Missing Miles; Rio (Rio de Maio); Nada Sem Você (Nothing Without You).

Músicos: Ivan Lins (teclados); Dianne Reeves (vocal); Jane Monheit (vocal); Tawanda (vocal); Randy Brecker (trompete).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=vmAqUi49k34

Fonte: Edward Blanco (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: