playlist Music

sábado, 10 de fevereiro de 2024

JAVIER NERO JAZZ ORCHESTRA - KEMET (THE BLACK LAND) [Outside in Music]

Em “Kemet (The Black Land)”, o trombonista/compositor Javier Nero homenageia uma altamente avançada civilização africana que floresceu antes do reino egípcio se estabelecer e milhares de anos antes dos impérios grego e romano que são hoje aclamados como os pilares da cultura moderna/ocidental. Mesmo que Kemet esteja praticamente esquecido em 2023, Nero (cujo nome em italiano, literalmente, significa "negro") diz que estudiosos de sociedades vizinhas, incluindo os gregos, já foram enviados para lá para estudar artes, ciências, literatura, governo e filosofia. Para Nero, Kemet "representa a capacidade da beleza humana através da troca livre e desinibida de ideias e informações "— sentimentos que ele se esforça para expressar musicalmente através de nove de suas composições multicoloridas.

"Kemet", a vibrante saudação para a terra outrora pioneira, é a peça central do álbum, exibindo soberbo trabalho da orquestra, um vocal sem palavras de Nero e Christie Dashiell, um admirável solo de trombone de Nero, e outros a combinar o pianista Josh Richman e o trompetista convidado Sean Jones. Nero sonda as raízes do jazz para a abertura estimulante, "The Blues Reincarnated" antes de focar em "Time" garantindo que cada momento passe da forma mais agradável possível graças a um arranjo cativante e solos persuasivos de Jones, do saxofonista soprano Daniel Andrews e do baterista Kyle Swan.

A cativante "Reflections on the Dark, Tranquil Water" (ótima introdução do piano de Richman) inclui o primeiro das cinco vocalizações da sessão, sendo a única sem palavras, um meio samba e solos inspirados por Richman e Nero, enquanto "Discord", que segue, é um encanto melodioso que lança âncora tão longe da desarmonia quanto se poderia imaginar. Dashiell canta nesta, enquanto Nero e Richman solam. "Nostalgic Haiku" é mais uma vencedora equilibrada, usando uma batida quase latina para sublinhar solos perceptivos efetuados por Nero e os convidados Randy Brecker (trompete) e Warren Wolf (vibrafone).

Nero, um solista de trombone premiado, faz as honras na linda balada "Just Let Go", que precede "Kemet" e outro vocal, por Nero e Dashiell, com toque gospel em "One Day”, cujos solos astutos do flautista Ben Bokor e um trompetista não nomeado. Embora os solistas não estejam listados, muitos são facilmente identificáveis, já que são os artistas convidados da orquestra, enquanto Nero (presumivelmente) faz todos os solos de trombone. O final energético, "Jam #3 (in C# Major"), é a faixa mais longa do álbum, marcando mais de doze minutos, mas nada desse tempo é desperdiçado, graças ao esplêndido arranjo de Nero e solos agudos do líder e os convidados Jones e Tim Green (sax alto). Embora a voz composicional de Nero seja forte, fica claro que ele ouviu e aprendeu com vários compositores conhecidos. —os nomes Charles Mingus, Bob Brookmeyer e Maria Schneider e vêm à mente — e usou o conhecimento com boa vantagem em “Kemet”.

Quando não está compondo, Nero passa a maior parte dos dias na seção de trombone da Army Blues, a principal orquestra de jazz do exército dos Estados Unidos, por isso não é surpreendente ver que quase todos os membros da sua esplêndida Jazz Orchestra são também membros da Army Blues. Isso é tudo o que precisa ser dito sobre o controle de qualidade. Dado o calibre da banda e os superlativos arranjos e composições de Nero, não há simplesmente como Kemet ser menos do que persuasivo.

Faixas : The Blues Reincarnated; Time; Reflections on the Dark, Tranquil Water; Discord; Nostalgic Haiku; Just Let Go; Kemet (The Black Land); One Day; Jam #3 (in C# Major).

Músicos : Javier Nero (trombone); Josh Kaufmann, Ken McGee, Graham Breedlove, Alec Aldred, Chris Burbank: trompete, flugelhorn; Daniel Andrews: sax alto e soprano, flauta; Daniel Dickinson: sax alto e soprano, flauta, clarinete; Xavier Perez, Clay Pritchard: sax tenor, clarinete; Dustin Mollick: sax barítono clarinet baixo; Ben Bokor: flauta, clarinete (3, 4, 6, 8); Luke Brimhall, Ben Patterson, Aaron Eckert: trombone; Jake Craft: trombone baixo, tuba; Michael Kramer: guitarras acústica e elétrica; Kyle Athayde: vibrafone (3); James Collins, Josh Richman: piano; Regan Brough, William Ledbetter: baixo acústico e elétrico; Kyle Swan: bateria; Fran Vielma: percussão (3-8); Danielle Wertz: vocal (3). Convidados especiais—Sean Jones: trompete (2, 4, 7, 9); Randy Brecker: trompete (5); Warren Wolf: vibrafone (1, 2, 4, 5, 7-9); Tim Green: sax alto (9); Christie Dashiell: vocal (4, 7, 8).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=5LwPZXBsNcQ

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: