playlist Music

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

SABINO DE BARI AND DIANA TORTI – IT´S ALL WE HAVE (Tambora Music)

Uma dupla que trabalha desde 2006, a vocalista Diana Torti e o guitarrista Sabino De Bari revelam os muitos benefícios de uma parceria musical de longa data. Embora tenham colaborado em muitos projetos ao longo dos anos, “It's All We Have” representa apenas o segundo álbum deles em duo— e é excelente, com a fusão criativa das visões de ambos os artistas num pacote cativante e acessível.

“On a Cloud (SLAM Productions, 2019)”, o lançamento anterior da dupla, ofereceu uma coleção revigorante de músicas que, às vezes, se transformava em território de vanguarda, com composições de Mal Waldron e Jeanne Lee apresentadas ao lado de músicas mais standard, como "Honeysuckle Rose" de Hoagy Carmichael e "Misterioso" de Thelonious Monk. As próprias composições inteligentes de Torti estão, também, em evidência, frequentemente empregando seu vocal sem palavras em diálogo cintilante com Bari. Em contraste, a ênfase, aqui, está na musa de Bari, pois ele escreveu todas as músicas para “It's All We Have”. A música resultante pode ser um pouco menos aventureira no geral, mas nem por isto é menos atrativa, pois é evidente que Bari tem ouvido para uma melodia convincente e possui um toque gracioso em seu instrumento, exibido com excelente efeito nessas peças reflexivas, em sua maioria, discretas.

Canções tais como "Beyond Clouds" e "In Spite of Everything" são levadas por uma qualidade folclórica descontraída, a guitarra de De Bari trazendo o calor convidativo na voz de Torti. Outras faixas lançam algumas surpresas, como a contagiante abertura, "The Extra Something", com a catalização oblíqua de De Bari para o temperamento mais travesso de Torti. "Melodia" lidera com as prodigiosas habilidades clássicas de De Bari na vanguarda, com uma maravilhosa introdução que passa para algo com toque do Oriente Médio conforme as exclamações em palavras de Torti a conduz a um fervor extático.

O álbum é moldado por uma sensibilidade política que aborda tudo, desde as dificuldades do capitalismo tardio até às alterações climáticas. A poesia de Emily Dickinson é usada para efeito particularmente fino sobre "A Little Road Not Made of Man", uma reflexão comovente sobre as maravilhas frágeis da natureza. Mesmo John Hay, Secretário de Estado dos Estados Unidos durante a Guerra Hispano-Americana, providencia inspiração irônica para "Cuba Libre" já que sua famosa citação de "splendid little war [pequena guerra esplêndida]" serve para lançar Torti em um discurso animado sobre o imperialismo, com De Bari pontuando suas frases com algumas bofetadas percussivas e vigorosas e voos de dedos rápidos.

Enquanto os artistas mantêm um envolvimento pleno em vários outros empreendimentos, é claro que a parceria da dupla ofereça, talvez, o melhor cenário para cultivar a sua criatividade multifacetada. Acontece que “It's All We Have” é mais que suficiente para proporcionar cinquenta minutos de música agradável e envolvente.

Faixas: The Extra Something; Beyond Clouds; Who Has Seen The Wind?; A Little Road Not Made Of Man; Cuba Libre; It’s All I Have To Bring Today; Sonhos De Marcelo; Whisky; Melodia; Hope; In Spite Of Everything

Músicos: Diana Torti (vocal); Sabino De Bari (guitarra).

Fonte: Troy Dostert (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: