playlist Music

segunda-feira, 25 de março de 2024

ALFREDO RODRIGUEZ – CORAL WAY (Mack Avenue)

Famoso por seu estilo de jogo ofensivo e “sem fazer prisioneiros”, o pianista cubano e compositor Alfredo Rodriguez tem uma história por trás que se tornou uma lenda: o garoto que, sem acesso constante ao piano, praticou em escalas que ele pintou em uma mesa de jantar da família. Com 19 anos, representou Cuba no International Solo Piano Competition no Festival de Jazz de Montreux em 2016, entretendo uma multidão que incluía Quincy Jones, que ficou tão emocionado que encorajou sua mudança permanente da Cuba sob embargo para a América. Nominado ao Grammy, o veterano de um show do NPR Tiny Desk, que recebeu elogios da crítica, incluindo comparações com os princípios de Bill Evans e Art Tatum, Rodriguez agora soa distintamente como ele mesmo.

“Coral Way”, seu sexto álbum solo em estúdio, o seguimento de “Duologue”, de 2019, com o percussionista cubano, Pedrito Martinez, é outra vitrine fina para sua inventividade. Enquadrando suas explosões rápidas de improvisação e considerações, modulações de tom sutis estão nos músicos na bateria, instrumentos de sopro e guitarras. O talento jovem, Cimafunk, empresta seu tenor desenvolvido a ‘El Llamado’, uma excursão balançante em camadas. A multidisciplinar vocalista Alana Sinkëy aparece duas vezes. Mas é Miami e seu caldeirão multigênero – pop latino, timba, salsa, bachata, tango, reggaeton, bolero – que é defendido aqui. É crédito de Rodriguez que “Coral Way” (o nome de sua rua) nunca parece muito movimentada. Há espaço para respirar e se locomover.

Faixas

1.Coral Way 03:41

2.Fidju di Lua (apresentando Alana Sinkëy) 03:34

3.Blueberry Fields 03:26

4.El Llamado (apresentando Cimafunk) 03:42

5.Sueño de Luz (apresentando Alana Sinkëy) 03:24

6.La Bilirrubina 04:06

7.Maracuyá 03:27

8.Distant Memories 03:12

9.Für Elise 03:50

Músicos: Denis Cuni (trombone); Regis Molina (saxofone alto); Michael Olivera (bateria, percussão); Yarel Hernandez (baixo); Juanlu Montoya (guitarra); Alana Sinkëy (vocal); Cimafunk (vocal); Carlos Sarduy (trompete); Alfredo Rodriguez (piano, teclados); Marcelo Woloski (percussão).

Fonte Jane Cornwell (Jazz Wise)

 

Nenhum comentário: