playlist Music

quinta-feira, 21 de março de 2024

LAFAYETTE GILCHRIST – UNDAUNTED (Morphius Records)

O pianista Lafayette Gilchrist, que explode e detona, pode ou não ser conhecido por todos que fingem estar descolados e sintonizados, ou mesmo pela companhia bastante rarefeita que ele costuma manter —David Murray, Cassandra Wilson, Andrew Cyrille—mas “Undaunted” vai dar a ele a atenção merecida.

Com cajones abundantes e plenitude de ritmo, “Undaunted” captura a imaginação e atenção imediatamente. A faixa título penetra dentro de um balanço descontraído que Gilchrist, um admitido admirador dos solos expressivos e incisivos de Duke Ellington, chicoteia e seduz. O baixista Herman Burney e o baterista Eric Kennedy nunca desistem da elasticidade, enquanto o saxofonista Brian Settles e o trombonista Christian Hizon trazem a luz estridente e o balanço.

"Ride It Out" com seus mergulhos episódicos no dancehall (NT: é um gênero musical e uma dança popular jamaicana criado no fim da década de 1970. O estilo moderno do dancehall é híbrido e se caracteriza por apresentar um DJ ou um “MC-jay” que canta e produz as próprias batidas, com colagens de reggae ou com recursos musicais originais), forma free e bop, mantém sua melodia quixotesca com uma determinação que permite que todos os envolvidos, incluindo o percussionista Kevin Pinder, investiguem, sugiram e, no final, cheguem à mesma conclusão. Gilchrist está em cima disso, suas passagens quebrando a tensão, aumentando a tensão. "Ride It Out" pode, nas palavras do pianista, ser o "retrato sonoro de uma febre", mas certamente serve como uma cura para todos os males.

"In the Swirl" com sua força sustentada de furacão Cat-5, fomentações e cerdas, para recuperar o fôlego no meio de seus mais de sete minutos agitados, em seguida, continua de onde parou, levando tudo consigo. É facilmente uma das faixas mais assustadoras ouvidas, até agora, em 2023, queimando e fervendo com a mão esquerda de Gilchrist, e a serragem incessante de Burney liderando o ataque à arrogante "Southern Belle". Uma dança sexy e sensual que depende da especulação do desejo e suas consequências acaloradas, Burney e Kennedy seguram a onda e trabalham enquanto os instrumentos de sopro fornecem o ímpeto para a senhora dançar noite adentro enquanto Gilchrist a flerta e bajula. A percussão incansavelmente febril de Pinder fortalece "Metropolitan Musings (Them Streets Again)", enquanto Gilchrist e os instrumentos de sopro abrem caminho no trânsito. É uma potência mais próxima de um álbum poderoso e uma razão perfeita para clicar no replay.

Faixas: Undaunted; Ride It Out; In the Swirl; Southern Belle; Metropolitan Musings (Them Streets Again).

Pra conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=vLoK4pEIRwE

Músicos: Lafayette Gilchrist (piano); Herman Burney (baixo); Eric Kennedy (bateria); Brian Settles (saxofone tenor); Christian Hizon (trombone); Kevin Pinder (bateria).

Fonte: Mike Jurkovic (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: