playlist Music

sábado, 23 de março de 2024

MARIA JOÃO & CARLOS BICA QUARTET - CLOSE TO YOU (JACC Records)

Com selo JACC Records, este novo disco marca o reencontro entre dois nomes históricos do jazz português, Maria João (voz) e Carlos Bica (contrabaixo), músicos que marcaram a profissionalização e internacionalização do jazz português. Bica e João tocaram juntos durante dez anos, numa parceria que ficou registada nos discos “Conversa” (1986) e “Sol” (1991) da cantora, e voltaram agora a reencontrar-se passados todos estes anos, agora como colíderes. O grupo completa-se com o piano de João Farinha e a guitarra elétrica, alternada entre Gonçalo Neto e André Santos – o disco resulta da junção de diferentes gravações ao vivo e cada um dos guitarristas participou em diferentes concertos.

O contrabaixista já tinha deixado a sua marca neste ano de 2023 com a edição do brilhante disco “Playing with Beethoven”, ao leme de um quarteto com Daniel Erdmann, DJ Illvibe e João Barradas (edição Clean Feed) – «música aventureira que nunca deixa de prender o ouvinte», como escrevi na crítica. Agora, ao lado de João, segue numa outra direção. O quarteto trabalha sobretudo a reinterpretação de clássicos da música popular do século XX. Esta proposta será menos aventureira, ao propor linhas melódicas reconhecíveis pelos ouvintes, mas apresenta recriações com arranjos originais, interpretados com personalidade. A voz magnífica de Maria João é uma ferramenta usada na dose certa, excelente em cada momento, em cada detalhe; o contrabaixo de Bica é central, preciso no som de cada nota; a guitarra e piano contribuem com inteligência e equilíbrio, essenciais na construção, sem pingos de excesso.

O ponto alto do disco é a interpretação do tema que dá nome ao disco, “Close to You”, de Burt Bacharach (um dos gênios da criação da canção do século XX, nunca será demais repeti-lo). Recordo o que escrevi sobre a interpretação deste tema pelo quarteto no Jazz em Monserrate: «a guitarra nervosa, o contrabaixo a dar corpo ao tema, a voz a entrar e assumir o tema, o piano a fazer alguns sublinhados: “Why do birds suddenly appear, ev'ry time you are near? Just like me, they long to be close to you” NT: Por que os pássaros aparecem de repente sempre que você está por perto? Assim como eu, eles desejam estar perto de você”. Esta composição de Bacharach tem uma magnífica eficácia pop, tocando nos sítios certos; o quarteto português trata de pegar na estrutura do tema, transformando-o com um arranjo original, mas a essência melódica continua lá – e a experiência resulta numa interpretação preciosa».

O trabalho do quarteto passa por dar vida a outros temas como “Woodstock” (Joni Mitchell), “Norwegian Wood” (Lennon/McCartney) e “Oh My Love” (Lennon). Mas aqui não há só versões, também encontramos aqui composições originais: há “Valsa B” e “Iceland” de Carlos Bica, há “Acute Angles” de João Farinha e Maria João – especialmente as duas últimas são monumentos simbólicos do som e do universo musical de cada um dos autores; a sedutora contenção de “Iceland” em contraste com as esfuziantes voltas de “...Angles”. Interpretações cuidadas, trabalhadas com qualidade, precisão e emoção. Para o encerramento do disco fica guardada a interpretação de “What a Wonderful World”. A escolha pode ser discutível, a canção popularizada por Louis Armstrong é lindíssima, mas tem sofrido muito desgaste por anúncios de TV (até o mais recente da EDP!). Contudo, esta interpretação despida, com a voz e o contrabaixo na frente, faz esquecer preconceitos e conquista-nos sem reserva.

Na capa do disco vemos uma fotografia de Bica e João enquanto jovens. Este disco é um reencontro, um olhar para o passado, mas este não é apenas um exercício de nostalgia: esta é uma música feita agora, neste tempo, por músicos veteranos que se servem da sua experiência, maturidade e saber para criar arte. E este disco faz jus à história dos envolvidos, com uma música bela que, em alguns momentos, chega a ser emotiva.

Faixas

1.Woodstock 09:00

2.Norwegian Wood 04:50

3.Close To You 05:16

4.Oh My Love 06:41

5.Valsa B 09:46

6.Iceland 05:21

7.Acute Angles 05:55

8.What a Wonderful World 04:53

Músicos: Maria João— voz; Carlos Bica— contrabaixo; João Farinha— piano, teclados; Gonçalo Neto— guitarra elétrica ("Norwegian Wood", "Valsa B", "Iceland", "Acute Angles", "What a Wonderful World"); André Santos— guitarra elétrica ("Woodstock", "Close to You", "Oh My Love")

Fonte: NUNO CATARINO (jazz.pt)

 

Nenhum comentário: