playlist Music

sexta-feira, 1 de março de 2024

RON CARTER - FINDING THE RIGHT NOTES (In + Out Records)

Em 21 de Outubro de 2022, o canal America's PBS mostrou um documentário de duas horas sobre a vida de Ron Carter intitulado “Finding The Right Notes”. Este CD, com 73 minutos, é a trilha sonora. É uma beleza, uma festa em torno do inimitável e suntuoso baixo de Carter.

As dez faixas, gravadas entre 2014 e 2021 na Europa e América, tem Carter em situações que vão de duos à big band, tocando standards de jazz, canções do grande repertório estadunidense e suas próprias composições. Uma faixa foi gravada no Newport Jazz Festival, três no estúdio da WDR em Colônia, duas em salas de concertos europeias e —em Nova York—duas no Blue Note, uma no Harlem Jazz Museum e uma no estúdio Power Station.

Se tudo isto soa como um mish mash (NT: Um espetáculo que reúne números de circo, mágica, malabarismo, dança, contorcionismo, teatro, palhaçaria e música ao vivo), absolutamente não é. O álbum é coeso, vinculado ao baixo de Carter, que é apresentado em todos os arranjos, incluindo estes com a WDR big band, e pela natureza das melodias que, um par de aveludado suíngue ao lado, são intimistas e reflexivas. Nada deste material foi anteriormente lançado e muito disso foi gravado especialmente para o documentário. Apenas uma faixa não sai bem, "Willow Weep For Me" de Ann Ronell, uma jam com o companheiro baixista Christian McBride no Harlem Jazz Museum. De alguma forma um pouco demais, pode ter funcionado melhor na tela.

As outras nove faixas são puras delícias. Há três com uma orquestra, todas composições de Carter: "Receipt, Please", "Blues For D.P." e "Doom Mood" (um palíndromo em vez de um exercício de melancolia). Duas com um trio apresentando o guitarrista Russell Malone e o pianista Donald Vega: a exótica de Carter, "A Nice Song" e a suingante de Fletcher Henderson, "Soft Winds". Uma é um dueto com o guitarrista Bill Frisell: "My Man's Gone Now" de George Gershwin. Uma é um trio com Malone e o baixista Stanley Clarke: "Bag's Groove" de Milt Jackson. Uma é um quarteto com a pianista Renee Rosnes, o saxofonista tenor Jimmy Greene e o baterista Payton Crossley: "Flamenco Sketches" de Miles Davis.

O disco encerra com um suingue improvisado através de "Sweet Lorraine" de Cliff Burwell com o pianista Jon Batiste. Esperançosamente, o filme, brevemente, alcançará as telas europeias.

Faixas: Receipt Please; Soft Winds; Flamenco Sketches; Bags Groove; Willow Weep For Me; Blues For D.P.; Doom Mood; My Man’s Gone Now; A Nice Song; Sweet Lorraine.

Músicos: Ron Carter: baixo;WDR Big Band (1, 6, 7); Russell Malone: guitarra (2, 4, 9); Donald Vega: piano (2, 9); Renee Rosnes: piano (3); Jimmy Greene: saxofone  tenor (3); Payton Crossley: bateria (3); Stanley Clarke: baixo (4); Christian McBride: baixo (5); Bill Frisell: guitarra (8); Jon Batiste: piano (10).

Fonte: Chris May (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: