playlist Music

sexta-feira, 29 de março de 2024

STACEY KENT - SUMMER ME, WINTER ME (Naïve)

Com a venda dos seus álbuns medida em milhões, Stacey Kent é uma história de grande sucesso no jazz moderno. Suas habilidades multilíngues permitem que ela grave em vários idiomas e ela já se apresentou em mais de cinquenta países. O seu apelo é global e foi a sua capacidade vocal que a levou a estas alturas. Sua voz é leve , mas chama a atenção com sua capacidade de envolver e comunicar narrativas de amor e arrependimento, muitas vezes de maneira simples e minimalista.

Este álbum surgiu como resultado do material usado em seus shows ao vivo. Em geral, este material não havia sido registrado formalmente. Em resposta às solicitações do público, estas canções foram arranjadas e gravadas em “Summer Me, Winter Me”.

O álbum inclui duas canções inéditas compostas por Cliff Goldmacher e pelo marido de Kent, Jim Tomlinson. Tomlinson também arranjou todas as faixas, bem como tocou saxofone tenor, flautas, clarinete, percussão e teclados. O restante das faixas são standards do jazz, com exceção de uma faixa que tem letra do autor ganhador do Prêmio Nobel, Kazuo Ishiguro. O álbum foi gravado em três sessões com diferentes trios de piano, baixo e bateria. Há, também, um quarteto de cordas em uma faixa.

Das canções inéditas, o destaque é "Thinking About the Rain". A clareza vocal e do fraseado de Kent está perfeitamente ajustado à narrativa. Há apoio consumado da flauta de Tomlinson com sugestões legais do baterista Anthony Pinciotti. Outro ponto alto vem com a balada agridoce,"Postcard Lovers", que tem letra de Ishiguro, que apareceu anteriormente no álbum ao vivo, “Dreamer In Concert (Blue Note, 2012)”. Tomlinson efetivamente revisa sua música para realçar a canção.

Surpreendentemente, há duas versões da mesma canção de Jacques Brel, mas com arranjos diferentes e em idiomas diferentes. A versão original em francês de "Ne me quitte pas“ é dura e triste, a versão em inglês, "If You Go Away", um pouco mais leve com o quarteto de cordas ao fundo. Em contraste, e independentemente de ser familiar a partir da versão de Ella Fitzgerald, Captain Sensible ou Bloody Mary, "Happy Talk" é alegre, otimista e divertida com um solo de sax de Tomlinson. Em outros lugares há canções compostas por Michel Legrand, Lerner & Loewe, Rodgers & Hammerstein e outros.

Não há adorno desnecessário para estas canções ainda que elas sejam criadas na ambiência de Kent para apresentar duas delicadas interpretações. Sua voz suínga sem esforço e encontra calor e enternecimento em cada faixa. Os músicos mostram moderação e atuam para destacar o vocal de Kent. O álbum oferece muito para desfrutar e sua história de sucesso continua cada vez mais forte.

Faixas: Summer Me, Winter Me; La Valse des Lilas; Thinking About the Rain; Under Paris Skies; If You Go Away; Happy Talk; Show Me; Postcard Lovers; Corcovado; A Song That Isn’t Finished Yet; Ne me quitte pas.

Músicos: Stacey Kent (vocal); Jim Tomlinson (saxofone); Art Hirahara (piano) [1-5, 7, 9, 10]; Tom Hubbard (baixo) [1-5, 7, 9, 10]; Anthony Pinciotti (bateria) [1-5, 7, 9, 10]; Graham Harvey (piano) [6, 8, 11]; Jeremy Brown (baixo) [6, 8, 11]; Joshua Morrison (bateria)[ 6, 8, 11]; Aurelie Chenille (violino) [5]; Claire Chabert: (violino) [5]; Fabrice Planchat: (viola) [5]; Gabriel Planchat: (cello) [5].

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=IdkE2-DWrL0

Fonte: Neil Duggan (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: