playlist Music

terça-feira, 19 de março de 2024

THE NEW WONDERS - THE NEW WONDERS (Turtle Bay Records)

Na vasta gama de estilos de jazz, se há um segmento que cresce como a fênix ao longo do tempo, é a música do primeiro terço do século XX, a era que viu Louis Armstrong, Bix Beiderbecke, Duke Ellington e outros indivíduos e bandas provocando popularidade. Com "the New Wonders", o cornetista residente em Nova York, o vocalista, arranjador e ardente estudante do início da era do jazz, Mike Davis, reuniu alguns dos melhores músicos tradicionais de Nova York em uma coleção de sucessos conhecidos e menos conhecidos da Era do Jazz.

As festividades começam com um abridor de porta clandestino, "Flamin' Mamie", da caneta de Paul Whiteman e Fred Rose. Indicativo das músicas dos anos 20 com um toque de letra inovador, a banda ruge pela faixa. "Reaching for Someone (and No One There)" é um lento arrastar de dois passos com um vocal clássico de Davis, cujo estilo ajusta-se ao gênero. Continuando aquele ritmo mais lento, "I'm More Than Satisfied", que inclui um " quarteto de barbearia" estilo vocal, balanços por conta própria.

"The New Wonders" (um nome que Davis pegou da marca do instrumento de sopro que Bix usava) demonstra que eles têm as proficiências necessárias (significando articulação, bem como tocar solo e conjunto apropriados ao estilo) perfeitas para essas peças de época. No entanto, para um músico moderno, a disciplina para manter a sensação, o fluxo e a apresentação do jazz dos anos 20 é um desafio. Estes músicos controlam esses aspectos até mesmo adicionando seus toques pessoais.

"I'd Rather Cry Over You (Than Love Someone Else)" apresenta um grupo vocal tocando a música no estilo clássico dos anos 20 antes do conjunto entrar na briga. "Persian Rug", uma exótica batida oriental frágil de duas batidas com trompa com wah-wah e solos de sax antes do conjunto voltar para casa. "I Need Some Lovin" é um festival de ritmo acelerado. O vocal por parte de Davis, é um tenor clássico que manda a letra muito bem. Os solos aqui e em todo o encontro são firmes."Smile Darn Ya, Smile", uma daquelas músicas que o sol sempre brilha em algum lugar, está feliz com o cornetista Davis, o central Joe McDonough e um estrondoso saxofone baixo de Jay Rattman. A faixa lembra uma daquelas primeiras trilhas sonoras de desenhos animados. A faixa é de alta energia e um destaque. "Jungle Crawl" de Tiny Parham é reminiscente do clássico de Duke Ellington, "The Mooche". O clarinetista, Rickey Alexander, faz as honras sobre uma base rítmica pesada, com galopes em xilogravura. "I'm Walking Between the Raindrops" é outro ritmo médio de duas etapas com letra otimista. "The Baltimore" é a faixa mais rápida do trabalho e é uma locomotiva de entusiasmo e uma excelente coda (seção conclusiva de uma composição) para este álbum mais edificante.

Pode haver comparações de "The New Wonders" com conjuntos como Vince Giordano e the Nighthawks e outros. Este grupo, menor no tamanho, tem todo o fervor destes belos conjuntos. O álbum deveria ser adicionado em qualquer coleção de amantes do jazz. É uma bagunça e tanto.

Faixas : Flamin' Mamie, Reaching for Someone (And Not Finding Anyone, I'm More Than Satisfied, Poor Papa, I'd Rather Cry Over You (Than Smile At Somebody Else), Persian Rug, I Need Lovin', Clorinda, Smile, Darn Ya, Smile, Jungle Crawl, I'm Walking Between the Raindrops, She's Funny That Way, The Baltimore.

Músicos: Mike Davis (cornet, vocal); Joe McDonough (trombone); Ricky Alexander (saxofone alto, vocal); Jared Engel (banjo); Dalton Ridenhour (piano); Jay Rattman (saxofone, vocal); Jay Lepley (bateria,vocal).

Fonte: Nicholas F. Mondello (All About Jazz)

 

Nenhum comentário: