playlist Music

quarta-feira, 10 de abril de 2024

ALEXANDER McCABE - CUBA BELLA

O veterano saxofonista, pianista e compositor, residente em Nova York, Alexander McCabe é, primeiramente, um músico industrial com extensos créditos na TV e no cinema, bem como em suas diversas gravações anteriores. Ele apresenta seu oitavo álbum como líder, um divertido estilo latino em “Cuba Bella”, um projeto vocal espanhol com música de McCabe e letras de sua esposa cubana, Maritza. Contendo uma rara mistura de sons cubanos e mexicanos com implicações do jazz contemporâneo, o álbum é um pacote alegre e brilhante de rimos latinos afro-cubanos combinado com música tradicional espanhola, projetado exclusivamente para atrair o público exigente do jazz latino.

Como a música disponível é totalmente baseada no gênero latino, exceto o próprio McCabe, que está à frente da banda nos saxofones alto e soprano, e do baixista nascido em Ohio, Chris Haney, o resto do quarteto — o pianista Enrique Haneine, o percussionista Ernesto Abreu, bem como os vocalistas—são todos hispânicos. Os vocalistas estão na parte central do álbum, com um toque especial não encontrado em muitas gravações. Os três vocalistas são irmãos, nascidos e criados na Cidade do México, filhos do músico John Hager e da artista Consuelo Hager. Robi Hager é um autor de teatro e intérprete, Johnny Hager é um professor e a irmã, Daniele Hager é uma vocalista e atriz residente em Nova York.

A faixa título lança a música para uma esplêndida forma, exibindo Robi Hager no vocal à medida que os destaques culturais da dança e da música da nação insular são reinventados em "Beautiful Cuba" com solos brilhantes do líder. "Little Cutie" é um número dançante com diversos vocalistas e solos do pianista e McCabe em uma jam picante que faz os ombros se moverem. Daniele Hager assume o centro do palco na bela leveza de "Eres Mi Todo" e na emocionante balada "No Hay Perdon".

McCabe vem para a ribalta e é pronunciado na emocionante "22" com solos adicionais do pianista e baixista na única peça instrumental e é o destaque de puro jazz latino no trabalho. Os irmãos Johnny e Robi brilham na estonteante "Siempre Ella" (Always Her), uma canção sobre dois amigos que se apaixonam pela mesma garota e descobrem que jogaram com eles, uma canção que não se deve dedicar a nenhuma senhora ainda, uma melodia endiabrada, letra e um seguro suporte do álbum.

Outra música maravilhosa, com os irmãos cantando ao fundo e a irmã na função de destaque, é "Ahora Soy Tan Feliz", um bolero clássico do lendário cantor cubano Benny More. Esta jornada musical latina musical encerra com um arranjo fino do standard mexicano, bem conhecido, "Cielito Lindo", enquanto todos entram na festa para terminar com força. Cuba Bella de Alexander McCabe é, certamente, uma declaração musical orientada especialmente pela latinidade, oferecendo ritmos giratórios, baladas maravilhosas, vocais emocionantes e, no geral, uma excitante experiência de jazz latino, que seguramente chamará sua atenção.

Faixas: Cuba Bella; Little Cutie; Eres Mi Todo; 22; No Hay Perdon; Siempre Ella; Ahora, Soy Tan Feliz; Cielito Lindo.

Músicos: Alexander McCabe: saxofone alto; Enrique Haneine: piano; Chris Haney: baixo acústico; Ernesto Abreu: percussão; Robi Hager: vocal; Johnny Hager: vocal; Daniele Hager: vocal.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=H5JrGRXARu4

Fonte: Edward Blanco (AllAboutJazz)
 

Nenhum comentário: