playlist Music

segunda-feira, 1 de abril de 2024

DARRELL GRANT'S MJ NEW – OUR MR. JACKSON (Lair Hill Records)

Qualquer um que esteja em falta com a capacidade artística e elegância do Modern Jazz Quartet, rapidamente, se entusiasmará com o pianista Darrell Grant, que homenageia o grande vibrafonista Milt Jackson e, através dele, o legendário MJQ, em “Our Mr. Jackson”. A instrumentação é a mesma do MJQ, com Mike Horsfall atuando por Jackson no vibrafone e Grant para o pianista John Lewis. O baixista Marcus Shelby (imagine Percy Heath) e o baterista Carlton Jackson (Kenny Clarke, Connie Kay) complementa o quarteto. Infelizmente, Jackson faleceu em Julho de 2021, e o álbum é dedicado à sua memória.

Com esta familiaridade com o MJQ sabe-se muito bem o que esperar. Embora, a imitação, presumivelmente, não seja o objetivo, o MJ New soe muito como o velho MJQ. Uma diferença está no piano, onde a abordagem robusta com as duas mãos raramente tem qualquer semelhança com as execuções de notas únicas de Lewis por parte de Grant. Quanto a Horsfall, ele deve passar por Jackson em um teste de olhos vendados. Shelby e Jackson? Eles também podem ser Heath e Clarke (ou Kay, que substituiu Clarke três anos após o início das longas e bem-sucedidas temporadas do quarteto, a última das quais terminou em 1997).

O repertório é principalmente MJQ também, com destaques como "Bags' Groove", "Versailles", "Autumn in New York", "Surrey with the Fringe on Top" e "Cancer" de Mary Lou Williams da Suíte Zodiac, que apimenta o cardápio. Grant adiciona um par de inéditas, "Crossing the Bridge" e "A Viennese Affaire" também adaptado do adágio "String Quartet in C Major" de Franz Schuber e é creditado com o arranjo de uma breve reprise de "Bags' Groove", que encerra o álbum. O MJ New também interpreta "Drop Me Off in Harlem" de Duke Ellington, "Bach to Brazil" de Antonio Carlos Jobim e a sinfonia "Wading Through" de Terence Blanchard.

Embora muitos dos números de “Our Mr. Jackson” sejam conhecidos pelos fãs do MJQ, é sempre um prazer ouvi-los outra vez, especialmente quando eles são tocados com tal proficiência e visão. O temperamento e a musicalidade no álbum são excelentes, como deve ser sua nota geral.

Faixas: Bags’ Groove; Versailles; Autumn in New York; Drop Me Off in Harlem; Cancer (from the Zodiac Suite); Crossing the Bridge: Vanport; A Viennese Affaire; String Quintet in C Major: Adagio; Bach to Brazil; Surrey with the Fringe on Top; Wading Through; Bags’ Groove (reprise).

Músicos: Darrell Grant (piano); Mike Horsfall (vibraphone); Marcus Shelby (baixo); Carlton Jackson (bateria).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=9kjHvRRzgyk

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

 

 

 

Nenhum comentário: